14/10/2010

Sector Público: Dinamizando e aprofundando as reformas para a descentralização *

 Hoje é dia 12 de Outubro, o Dia do Professor, o dia do nosso educador e iluminador nas trevas, o dia de quem, com a participação dos pais e encarregados de educação, molda as futuras gerações de moçambicanos, desde a tenra idade. Queremos, deste pódio, reiterar que a Nação Moçambicana, esta Pátria de Heróis, do Rovuma ao Maputo e do Indico ao Zumbo, junta-se a todos vós, caros prodigiosos e sempre criativos Professores, nas celebrações deste importante Dia, o 12 de Outubro Dia.
Nesta data, orgulhem-se, caros professores, de terem quadros na direcção e chefia da nossa Função Pública e no sector privado que foram vossos alunos. Esta cerimónia também é possível porque os quadros que acabam de prestar o seu juramento são obras do professor que hoje está em festa pela passagem de mais um 12 de Outubro.   
Por isso, muitos sucessos, senhores professores, na vossa nobre tarefa de formação de alunos e estudantes na área do conhecimento e dos valores de Pátria, de auto-estima, de Unidade Nacional, de cultura de trabalho e de cidadania. Continuem a promover estes valores como centrais na construção de um Moçambique próspero e com crescente respeito no concerto das Nações. Estendemos estas saudações à vossa organização sindical, a Organização Nacional dos Professores. Continuemos a caminhar juntos nesta luta contra a pobreza e pela construção do nosso bem-estar.


Minhas Senhoras e Meus Senhores,

Através desta cerimónia solene, assinalamos o início de funções dos quadros que acabamos de empossar. 
Felicitamos assim, os senhores José Pacheco, Alberto Mondlane, Alexandre Manguele e Armando Inronga, pela confiança que mereceram para exercerem estas novas funções no Governo da República de Moçambique. Agradecemos a todos e cada um de vós pelo compromisso público para darem o vosso melhor no cumprimento da missão que acabamos de vos confiar. 
À volta da vossa nomeação gravitam muitas e justificadas expectativas às quais deverão saber dar respostas céleres, apostando, como os vossos antecessores, em resultados tangíveis na luta, em particular, contra o burocratismo, o espírito de deixa andar, a corrupção e o crime.   
Por isso, vão exercer as vossas novas funções em sectores que estão a conhecer uma nova dinâmica e pujança. 
Nesses sectores vão entrar em contacto com as realizações dos vossos predecessores. Vão ainda entrar em contacto com programas de trabalho adoptados e, sobretudo, com quadros disponíveis para convosco colaborarem. 
Nesta cerimónia podemos apenas dar uma indicação dos resultados do trabalho feito pelos quadros que sucedem. Assim:
v Como Ministro do Interior, o Senhor José Pacheco coordenou a construção de uma visão e estratégia para o Ministério, documentos partilhados com o Comando Geral da Polícia da República de Moçambique. São instrumentos que nos dão uma indicação clara sobre onde estamos e para onde queremos ir bem como sobre os obstáculos que ainda temos que ultrapassar. Através da sua entrega contribuiu para a melhoria substancial da segurança pública em Moçambique, apostando no Homem e no seu sentido de pátria e missão.
v Como Ministro de Saúde, o Senhor Ivo Garrido demonstrou que com parcos recursos se pode prestar um serviço de melhor qualidade, e com dignidade, ao paciente e se assegurar a reabilitação, expansão e implantação de novas unidades sanitárias. Graças ao seu empenho, cresceu o número de compatriotas nossos que têm muitos mais serviços de saúde perto de si.
v Como Ministro da Indústria e Comércio, o Senhor António Fernando assegurou a implementação de programas que impulsionaram o crescimento e a diversificação do tecido empresarial na nossa Pátria Amada. Hoje o selo Made in Mozambique, por si criado, um símbolo da nossa auto-estima, demonstra que podemos produzir com qualidade para consumo interno e para a exportação.
v Como Ministro da Agricultura, o Senhor Soares Nhaca coordenou a acção do Governo para o aumento da produtividade agrária, através da implementação da Revolução Verde e de um dos seus instrumentos operacionais, o Plano de Acção para a Produção de Alimentos. Congratulamo-nos hoje com os progressos registados, sob sua direcção, no sector agrário quer em termos de mais agentes de extensão, quer em termos de variedades de culturas quer ainda em termos de reabilitação e aproveitamento de infra-estruturas agrárias.
Vai assim para os nossos compatriotas que cessam funções, o nosso muito obrigado pela sua valiosa contribuição para a valorização da nossa Independência Nacional e para a melhoria da qualidade de vida do nosso maravilhoso Povo.
Orgulhem-se sempre, caros compatriotas, pelo vosso legado.

Minhas Senhoras e Meus Senhores

Esperamos que os empossados consolidem estas conquistas e que dêem continuidade à implementação do Programa Quinquenal do Governo, encontrando sempre formas de acelerar o passo e de conferir crescente protagonismo ao cidadão e ao Distrito. Por isso, de cada um de vós esperamos muito trabalho e, acima de tudo, resultados tangíveis.
Por isso convidamos a todos os presentes para nos acompanharem num brinde:
v Ao sucesso dos empossados;
v Ao sucesso do Programa Quinquenal do Governo;
v À saúde de todos os presentes.

Muito obrigado pela vossa atenção!
 -----------------------------------------------------------------------------------------
* Comunicação na cerimónia de tomada de posse do Ministro da Agricultura, do Interior, da Saúde e do Comércio e Indústria  

6 comentários:

  1. O Dr Ivo sim, sim Comandante-Chefe, como Minsitro trabalhou. O Sr. António Fernando também vão os meus votos de reconhecimento.
    O Sr. Pacheco foi desastre o Ministério do Interior. Travou o aumento de salários aos Homens, filhos de Homens que dia e noite manetem a segurança do Pais. Onde está o salário "privilegiado" que o Conselho de Ministros prometeu aos polícias e militares em Março deste ano, aquando dos (re)ajustes salariais? O Ministro Pacheco no Interior travou, no caso específico da Policia. Isso sim.

    Revolução Verde? Onde Comandante? Em Tsangano continuamos a passar as intempéries dos homens da migração e polícia da guarda fronteira, que, devido aos mísero salário, não medem esforços quando se trata de estorquir aos pobres camponeses que procuram aumnentar a produção com base em insumos adquiridos do vizinho Malawi. O Sr. Nhaca se conheceu aquela terra rica em todos sentidos aquando da visita presidencial efectuada por V. Excia Camarada Presidente.Onde está a ser processada a jatrofa? Onde está o pão de mandioca?

    As mudanças foram boas porque não devemos ter medo de mudanças quando se trata de governaçao democrática. Mas transferir um ministro mediúcre como o Sr. Pacheco para um sector chave como o e o Ministério da Agricultura é um erro político abismal. Ele deveria voltar a desempenhar outras funções de direcção,ou trabalhar no Pólo de desenvolvimento como agrónomo, porque como Ministro é caos.

    Mais não disse Camarada Presidente. Queria dizer mais, mas ainda não me sinto suficientemente livre para intervir nesse blog.

    ResponderEliminar
  2. Pronto já sou uma seguidora e agora o que faço pra ajudar a melhor anossa raça em qualquer parte do planeta?

    ResponderEliminar
  3. Sinceramente estava á espera que já se tivesse debruçado sobre os documentos do WikiLEaks e de como limpar a imagem do nosso país que é o seu e governado por si também, Sr. Presidente. Os meus cumprimentos! Ps: Dna. Mogiana, em pleno séc. XXI ainda fala de raças?!?! que texto tão primitivo!!! adeus!

    ResponderEliminar
  4. Sr. Armando Guebuza,sou Missionario Geraldo magalhães,gostaria de pedir ao senhor que me ajudasse a chegar em moçambique,pois é meu sonho como homem de Deus,ir a seu pais para poder ajudar aos meus irmãos,por favor me ajude de qualquer forma para fazer esta viagem apartir do mes de janeiro de 2012.conheça meu ministério no meu facebook e que Deus o abençoe poderosamente
    http://www.facebook.com/pastor.magalhaes

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. http://www.facebook.com/pages/FREE-AZAGAIA-OFICIAL-MOVEMENT-PAGE/117440828352281

    ResponderEliminar