25/10/2009

Revolução Verde: Um instrumento para a Auto-suficiência alimentar e para um Desenvolvimento Económico Inclusivo



Moçambique é um País com um povo trabalhador e com vastos recursos naturais, incluindo terra fértil e água em abundância. Nada justifica que o nosso povo passe fome.
Cientes deste enorme potencial, durante o quinquénio que termina, no quadro da estratégia da Revolução Verde, eu e a FRELIMO desencadeamos um conjunto de acções cujos resultados preliminares são já visíveis. Tais são os casos do aumento da produção de cereais como milho, a reintrodução do trigo e o aumento da produção do arroz, só para enumerar alguns exemplos.
Na implementação da Revolução Verde a FRELIMO e eu próprio olhamos para as condições concretas do nosso país. Encaramos esta estratégia de desenvolvimento como uma via de subtrair o nosso povo da estagnação e miséria a que a agricultura de subsistência o colocou durante séculos. Encaramo-la como a via de promover o progresso para milhões de camponeses da nossa pátria amada.
É da análise da realidade concreta do nosso país que logramos estabelecer o grau de utilização de cada uma das diferentes técnicas que compõem a Revolução Verde. O aumento da produção de alimentos no nosso país, com base na Revolução Verde implica, no presente estágio do nosso desenvolvimento, a participação activa de milhares de famílias camponesas, na base da utilização de tecnologias que sejam sustentáveis e viáveis. Preconizamos, por isso, uma aplicação da Revolução Verde que possibilite uma ampla participação do nosso povo nos ganhos e rendimentos que hão-de advir da agricultura. Neste sentido, o uso de tecnologias como a tracção animal e, mesmo, a enxada, continua a ser um complemento imprescindível da mecanização agrícola.
Esta opção tem o potencial de levar a que os milhões de camponeses que hoje vivem da agricultura possam continuar a ter na terra o principal activo para o seu desenvolvimento. É esta a principal razão que nos leva a promover uma Revolução Verde na base de todas as tecnologias existentes, a saber: enxada, tracção animal, mini-cultivadoras, tractores e auto-combinadas.
A terra é o principal activo dos moçambicanos. A demanda crescente de produtos agrícolas vai, necessariamente, requerer um uso mais racional deste recurso estratégico do nosso desenvolvimento. Pretendo, nos próximos 5 anos, continuar a promover o desenvolvimento de Moçambique na base da inclusão dos camponeses. Isto pressupõe dotá-los de tecnologias cada vez melhores e sustentáveis que os possibilitem a serem eles a produzir o milho, o arroz, a cana, o tabaco, o algodão, a jatropha ou qualquer outro produto agrícola. Produzir para o auto-consumo e para o mercado. O simples salto tecnológico da enxada de cabo curto para o arado tem um potencial de eficiência e de uso racional da terra muito grande. Possibilita ainda ganhos monetários adicionais para os camponeses.
Uma vertente importante da Revolução é o agro-processamento, actividade que, para além de acrescentar valor à produção eminentemente agrícola, permite também dotar os camponeses de tecnologias simples para conservarem os seus produtos. O agro-processamento permite também uma mais fácil e rentável entrada de largas faixas da nossa população para o mercado. Neste sentido, podemos indicar, a título de exemplo, as acções iniciadas no mandato prestes a terminar tendentes a promover o fabrico de pão como base na mandioca.
A produção da mandioca em machambas familiares é uma tecnologia conhecida por quase todos os camponeses ao longo de todo o nosso país. A possibilidade de este produto entrar no mercado, na forma de farinha para a produção de pão, é uma oportunidade de inserir no mercado milhares de famílias, com amplas possibilidades de gerarem renda monetária e riqueza.
Acções como esta irão prosseguir no meu próximo mandato e incluirão o agro-processamento de outros produtos como amendoim, gergelim e outros com potencial para a fabricação de óleos alimentares; milho, mapira, arroz, trigo e outros cereais usados na alimentação humana e na fabricação de rações; agro-processamento de horto-frutícolas e outras.
A implementação da Revolução Verde, incluindo a sua vertente de agro-processamento estão a ser complementadas e dinamizadas pela nossa opção de descentralização e de financiamento com base nos 7 milhões. Com efeito, a combinação do nosso modelo de descentralização, da Revolução Verde e dos 7 milhões estão a permitir:
  • A libertação de iniciativas de desenvolvimento local e a revelação de talentos e habilidades que estavam hibernados;
  • Que os camponeses acedam a juntas de bois e a charruas que impulsionam a produtividade e o aumento das áreas de cultivo;
  • Que os produtores rurais, com base nos financiamentos disponibilizados, adquiram sementes melhoradas e outros insumos;
  • O surgimento de aviários, aquacultura e propriedades pecuárias mais produtivos;
  • O surgimento de unidades de processamento que produzem uma variedade de produtos como o óleo alimentar, farinhas, ração animal, sumos, compotas e outros;
  • O desenvolvimento do comércio rural e da comercialização agrícola o que possibilita a circulação de mercadorias no campo, a geração de renda e de riqueza.
É, deste modo, visível que a Revolução Verde e as outras opções de desenvolvimento que a FRELIMO e eu próprio impulsionamos estão a projectar uma noção de pequenas e médias empresas que vão para além de unidades que criam emprego e riqueza nas cidades. Estão, na verdade, a florescer centenas de unidades agrícolas e pecuárias mais produtivas e unidades de agro-processamento que estão a criar milhares de empregos e que estão a oferecer meios de vida sustentáveis e dignos a milhões dos nossos compatriotas que vivem nas zonas rurais.
Porque as opções de desenvolvimento que implementamos ao longo deste mandato estão a revelar-se promissoras pretendemos, nos próximos cinco anos:
    1. aumentar a produção de sementes melhoradas e disponibilizá-las aos produtores espalhados pelo Pais, com prioridade para os  pequenos e médios produtores, que são a maioria e os mais carentes;
    2. Continuaremos a fomentar a distribuição de juntas para tracção animal para melhorar a capacidade de preparação de terras pelos pequenos e médios produtores;
    3. Promover a construção de represas e de pequenas barragens para irrigação.
Uma das limitações chaves para o desenvolvimento da agricultura é o credito à agricultura. Por isso, paralelamente às acções em curso para atrair a banca e as instituições micro-financeiras para as zonas rurais, prosseguiremos nos próximos 5 anos de governação na colocação dos 7 milhões à disposição da nossa população para financiar actividades de produção de comida e geração de emprego nos Distritos. Na área de pecuária, vamos continuar a fomentar a criação de gado para corte, leite, tracção animal, como fonte de renda.
O aumento da produção agrícola depende muitas vezes do comportamento do Mercado. Assim, para além das acções de produção, a FRELIMO e eu próprio vamos privilegiar intervenções ao nível de toda a cadeia de valor incluindo a comercialização agrícola, a construção de silos para armazenamento dos cereais, fomento de celeiros melhorados e a melhoria das vias de acesso, com prioridade para as estradas terciárias e vicinais.
No âmbito da Revolução Verde pretendemos, a curto e médio prazo, desenvolver tecnologia própria, tanto em instituições privadas quanto em agências governamentais e Universidades. Tenho a certeza de que a disseminação dessas tecnologias por todo o território nacional permitirá que o nosso país expanda o surto de desenvolvimento agrícola, na base da exploração mais criteriosa das áreas de cultivo disponíveis. O nosso sonho é que atinjamos níveis de auto-suficiência alimentar e asseguremos o crescimento das nossas exportações.

Armando Emílio Guebuza
(Presidente da Republica de Moçambique, Presidente da FRELIMO e Candidato Presidencial da FRELIMO)

8 comentários:

  1. Senhor Presidente,
    Quero felicita-lo pelas estrategias que o Vosso governo, desde seu início teve e que tem se caracterizado por uma visão desenvolvimentista.
    Neste sentido, tem investido com sucesso os 7 milhoes nos distritos e sao visiveis sinais de desenvolvimento rural, que possibilitam o governo Central concentrar-se em projectos de infraestruturas de comunicacao e transportes, ferroviario, maritimo e urbanos para complementar, que tem efeitos positivos na melhoria da qualidade de ensino, saude e em ações de fomento aos investimentos privados, aos micro e pequenos empresários, na ampliação da oferta de crédito e geração de emprego.
    Os 7 milhoes alinham-se perfeitamente e coloca a politica economica do pais em sintonia com o necessidade de suster o desenvolvimento do pais, mesmo em tempos de crise mundial que tambem nos affecta.
    Portanto, os 7M sao um importante pacote de investimentos do governo e de incentivos aos investimentos privados interno e estrangeiro e mantem Mocambique em sua trajetória de crescimento global.
    Parabens Senhor Presidente
    Mario Massitela

    ResponderEliminar
  2. senhor presidente, peço a sua ajuda para que ajude o povo de Malhampsena na Matola que está a passar mal por causa da lixeira instalada numa zona urbanizada pelo proprio conselho municipal, sao queimadas todos dias e as nossas crianças já nao podem brincar e repirar ar Puro, já fizemos de tudo fomos ao CMM e nada foi resolvido, o o que nos foi informado é que nao havia ainda indicaçoes de que alixeira iria sair daquele ponto tao já

    ResponderEliminar
  3. senhor presidente gostava de usar este canal não só para criticar mas também para reconhecer os bons feitos, realizados pelos governos de Moçambique, nomeadamente os governos municipais, da Republica, assim como distritais, mas para isso preciso de um sinal de que as minhas mensagens são lidas e apreciadas, caso contrario não vale o esforço

    ResponderEliminar
  4. Com a Vossa permissão, não vou enviar um comentário, mas um poema de Homenagem, pelo 67° aniversário de S. Excia. O Presidente.


    O HOMEM DA PAZ

    O Homem da Paz
    é sempre tenaz,
    combate sagaz,
    produz eficaz.

    O Homem da Paz
    perspicaz tem visão,
    faz tudo o que é capaz
    pela missão da Paz.

    Mekane Nhamylaio
    20/01/2010

    ResponderEliminar
  5. parabens a vossa excia. senhor presidente, primeiro pela passagem de mais um aniversario natalicio e em segundo lugar pela eleicao do seu novo elenco. penso que e um governo que inspira confianca para a materializacao dos principais objectivos por vos tracados. ca desse lado resta nos apenas desejar vos bom trabalhado e muitos sucessos

    ResponderEliminar
  6. Sr Presidente da Republica
    Desejo-lhe Muitas Felicidade e muitos anos de Vida.Que os 67 anos completados ontem tragam muita Saude e que o ano que começa seja repleto de muitos sucessos na vida pessoal e profissional.
    Desejo que o combate a Pobreza Absoluta e outras enfermidades que abalam o Povo Moçambicano seja minorados atraves da materialização de todas as actividades definidas no Programa quinquenal do Governo.
    Que Moçambique seja um país Prospero e bem sucedido em todas as áreas, isto com o Trabalho abnegado de todos nós.
    João Jacques

    ResponderEliminar
  7. Sr Presidente da Republica
    Desejo-lhe Muitas Felicidade e muitos anos de Vida.Que os 67 anos completados ontem tragam muita Saude e que o ano que começa seja repleto de muitos sucessos na vida pessoal e profissional.
    Desejo que o combate a Pobreza Absoluta e outras enfermidades que abalam o Povo Moçambicano seja minorados atraves da materialização de todas as actividades definidas no Programa quinquenal do Governo.
    Que Moçambique seja um país Prospero e bem sucedido em todas as áreas, isto com o Trabalho abnegado de todos nós.
    João Jacques

    ResponderEliminar
  8. durante o primeiro mandato de sua excia.presidente da republica uma das questoes que se levantava era que sua excia. sr presidente nao era muito aberto ao dialogo com os partidos da oposicao, isso em comparacao com o periodo do presidente joaquim chissano. bom, se isso e ou nao verdade nao e o que me interessa neste momento mas sim louvar a atitude de sua excia. sr. presidente ao convidar os lideres da oposicao para um almoco e dialogo. a distribuicao dos votos pelos varios circulos eleitorais mostra que as preferencias politicas dos mocambicanos estao divididas principalmente entre esses tres maiores partidos (Frelimo, Renamo e MDM) e seus respectivos candidatos pelo que e importante que sua excia.sr.presidente oica as opinioes e as criticas desses lideres politicoes sobre algumas questoes importantes na governacao do pais. a governacao inclusiva de que sua excia.sr.presidente se refere na minha opiniao passa tambem por esses mecanismos por isso e de louvar a iniciativa e fazemos votos para que esses encontros se repitam mais vezes.

    ResponderEliminar