19/10/2009

Carta ao meu compatriota Moçambicano


Caro Compatriota

No dia 28 de Outubro teremos as eleições Presidenciais e Legislativas e para as Assembleias Provinciais. O dia 28 de Outubro será o ponto mais alto da festa da campanha eleitoral que teve início a 13 de Setembro em toda a nossa Pátria Amada.
Em 2004 tive a honra e o privilégio de ser eleito para dirigir os destinos do nosso belo Moçambique para o mandato que está prestes a terminar. Considerei essa responsabilidade como a continuação de um projecto em que, desde a minha juventude, me engajei, com iniciação política no Núcleo dos Estudantes Secundários Africanos de Moçambique, organização cívica fundada por Eduardo Chivambo Mondlane em 1949. Este era e é o projecto da FRELIMO, o projecto do maravilhoso Povo Moçambicano. Foi na implementação desse projecto que recebi diversas tarefas no contexto da Luta de Libertação Nacional e da construção do nosso Moçambique, livre e independente.
Depois da minha tomada de posse em 2005, realizei uma digressão pelo nosso Moçambique, do Rovuma ao Maputo e do Indico ao Zumbo, para agradecer o seu voto e o voto dos meus outros compatriotas e declarar o meu compromisso de cumprir com as minhas promessas eleitorais.
Porque sempre considerei o Povo Moçambicano como especial e como meu principal conselheiro, criei a Presidência Aberta e Inclusiva e centrei a minha acção na luta contra a pobreza. O diálogo aberto e directo com o nosso maravilhoso Povo, a maior riqueza desta Pátria de Heróis, reforçou o nosso conhecimento mútuo e a nossa parceria na luta contra a pobreza. Hoje orgulhamo-nos dos resultados do nosso trabalho conjunto. Dou alguns exemplos:
v Reforçamos a nossa auto-estima, o orgulho de sermos moçambicanos, a Unidade Nacional e a cultura de paz;
v Registamos sucessos no combate contra os obstáculos ao nosso desenvolvimento, entre eles o burocratismo, o espírito de deixa andar, a corrupção e o crime bem como contra as doenças endémicas.
v Demos mais poder aos moçambicanos, através da descentralização e dos Conselhos Consultivos;
v Construímos mais escolas e melhoramos o acesso ao ensino superior em todas as províncias;
v Construímos mais maternidades e outras unidades sanitárias;
v Estendemos a energia de Cahora Bassa a mais localidades do nosso Moçambique;
v Construímos mais fontes de água;
v Reabilitamos muitas estradas, pontes e linhas-férreas e introduzimos mais meios de transporte públicos: terrestres, ferroviários, aéreos e marítimos;
v Garantimos 7 milhões de Meticais aos distritos para produzirem mais comida e gerarem mais postos de trabalho;
v Consolidamos as nossas relações com outros povos e países e reforçamos o prestígio de Moçambique na região e no mundo.
Estas realizações beneficiam, em grande medida, os nossos jovens. São maioritariamente os nossos jovens que frequentam as nossas escolas e universidades. São maioritariamente os nossos jovens que se beneficiam dos resultados das reformas no sector público, dos investimentos públicos e privados, importantes factores de geração de postos de trabalho. Aliás, a implementação da nossa Agenda Nacional de Luta contra a Pobreza conta com a activa participação da nossa juventude, no campo e na cidade.
Nestes quase 5 anos do nosso mandato, Moçambique mudou para o melhor e eu ganhei muita experiência para lidar com os desafios da luta contra a pobreza. Eu e a FRELIMO reconhecemos que nem tudo o que gostaríamos de ter feito, conseguimos realizar. De igual modo, os meus concidadãos, nos comícios e no meu blog (www.armandoguebuza.blogspot), ao mesmo tempo que celebram estas nossas conquistas, recordam-nos que há ainda muito por fazer e, em sinal de confiança por mim e pela FRELIMO, trazem propostas concretas do que devemos realizar no próximo mandato. Por isso e para honrar essa confiança, eu e a FRELIMO:
v Vamos continuar a consolidar a Unidade Nacional, a Paz e a Democracia;
v Vamos assegurar a continuidade da luta contra a pobreza e a promoção da cultura de trabalho e a alocar os 7 milhões e a encorajar mais jovens da Geração da Viragem a intensificarem e a diversificarem iniciativas de luta contra este flagelo;
v Vamos dar continuidade à boa governação e à cultura de prestação de contas, reforçando a Presidência Aberta e Inclusiva e dando mais poder ao nosso Povo, através dos Conselhos Consultivos;
v Vamos prosseguir com acções para o reforço da soberania Nacional;
v Vamos reforçar a cooperação internacional.
Por isso, venho pedir o seu voto para mim, Armando Emílio Guebuza, e para a FRELIMO. Nós já demos provas de que quando prometemos cumprimos. Já demos provas de que sabemos agradecer o voto de cada um e de todos os nossos irmãos e irmãs.
Caro compatriota, no dia 28 de Outubro vota em mim, Armando Emílio Guebuza, e vota na FRELIMO.


Armando Emílio Guebuza
Presidente da FRELIMO, Presidente da República e Candidato Presidencial

20 comentários:

  1. O Presidente Guebuza tem o melhor manifesto, os seus discursos de campanha mostram profunda convicção pela capacidade de realização do nosso povo, demonstram uma profunda empatia entre ele e o povo moçambicano.

    Diferentemente dos outros candidatos que fazem um discurso de negação, Guebuza faz um discurso de construção e de amor por Moçambique.

    Aceito o convite que me faz para votar nesse projecto de progresso e de unidade.

    Jacob Mabindo

    ResponderEliminar
  2. Gostei desde logo do Programa do Partido e do seu candidato. Nas conversas com os colegas de profissão, quer dentro da redação, quer fora dela, sempre falei da acção do Partido e do Executivo, liderados pelo Presidente Armando Emílio Guebuza.
    Tenho estado a mobilizar juvens que advogam mudanças na liderança do país, para não se iludirem com promessas falsas, como "VoTEM EM MIM, PORQUE VOU DAR EMPREGO A TODOS"; VOTEM EM MIM, PORQUE JÁ DEMONSTREIS SERVIÇO NA BEIRA", etc., etc.,
    Continuo a mobilizá-los no sentido de eles saberenm que os muitos países europeus, alguns dos quais assessoramn a campanha de tais partidos, criaram subsídios de desemprego, porque o exército de desempregados não pára de crescer a cada dia que passa.
    Digo-lhes ainda que alguns portugueses comprara empresas no nosso país e delapidaram o pouco que ainda restava e declararam falência a tais empresas, para dizerem que o mercado moçambicano não tem condições para receber investimentos.
    A minha família vai votar na Frelimo e no seu candidato. Pena é que estamos na cidade de Maputo, onde não podemos eleger os membros das Assembleias Provinciais. Mas estamos juntos!

    Artur Pechisso Manjate, jornalista do diário de Moçambique, Delegação de Maputo

    ResponderEliminar
  3. Camarada Guebuza

    Continua a o caminho é para frente, a Vitoria já é nossa e podemos comecar a festejar ou melhor já estamos a festejar.

    O programa de governacao deve continuar e com mais forca para que mudemos este MOÇAMBIQUE para melhor.

    Dizer aos demais membros e simpatizantes nossos da FRELIMO para terem cuidado com as promessas daqueles que dizem vamos comer ovos enquando nem galinhas tem.

    Nós estamos a comer ovos do quinquenio passado para o novo quinquenio vamos duplicar triplicar quatriplicar a nossa producao do pais.

    Este país nao precisa de ser governados popr aventureiros, CAMARADA GUEBUZA, avança confiamos em si porque a vitoria consigo é CERTA.

    Camarada GUEBUZA perguntar a esses aventureiros o que já fizeram por este país? resposda NADA.

    Dizem que vao dar emprego a toda juventude de Moçambique, só um aventureiro diz coisas dessas, governou Beira e governa Beira diz que vai acabar com desemprego no país e que ao haverá jovens a venderen na rua que mentira, quantos postos de emprego esse aventureiro criou na Beira, será que la nao existe mercado paralelo?

    Camara da GUEBUZA vamos para frente de aventureiros estamos fartos foram vários que sugrgiram durante o percusso da nossa REVOLUÇÂO, mas o nosso FOGO é tao forte tãao forte que estamos em frente deste PAÌS.

    Camarada GUEBUZA não pdemos ter receio de dizer que queremos MAIORIA ABSOLUTA, para governar este país.

    Avante com o programa de combater a pobreza

    28-10-09 é confirmacao da nossa VITORIA.

    A luta continua

    ResponderEliminar
  4. Anonimo,

    Caro Guebuza, o que nos jovens queremos e salario justo nas empresas privadas porque verifica-se que os nossos patroes nos pagam menos de 50 USD por dia, expero que nestes proximos 5 anos a inspensao do trabalho verifique esses casos.
    A corrupcao na policia, na educacao,etc... tende terminar.
    Viva Guebuza, nos confiamos no seu trabalho.

    Frelimista

    ResponderEliminar
  5. Camarada Guebuza o combate a corrupcao e a arma ideial para a luta contra a pobreza absoluta, no dia 28 de Outubro o Povo Mocambicano vai lhe entregar as preciosas municoes que garantirao o sucesso no combate contra os obstaculos ao nosso desenvolvimento, e um Mocambique melhor que o povo Mocambicano merece.

    A luta continua

    Nucleo da EUROPA

    ResponderEliminar
  6. Ilustre,

    Creio que muitos moçambicanos não terão dificuldades nenhumas em votar em si e é importante que o façam se o que se pretende é manter os olhos focados nos desafios que se tem enfrentado, principalmente, nos últimos tempos sem desvios, sem paragens para "conhecer" dossiers sem desculpas para atrasar o salto.

    Conquistada a presidência, a recondução ao cargo, o importante será revisitar as preocupações que os cidadãos deste país lhe colocaram durante as presidências abertas, a campanha e os vários debates que terá, de certa forma acompanhado e deixar abertas as janelas de debate e comunicação como esta por exemplo.

    Ainda bem que reconhece que muito ficou por fazer. Bom sinal. Estaremos sempre aqui para contribuir com ideias, para lhe criticar, para lhe "chimbar" (ralhar consigo) se não nos der ouvidos e, acima de tudo, como cidadãos militantes e conscientes, a monitorar o seu desempenho afinal, primordialmente, o elegeremos para ser o NOSSO SERVIDOR PÚBLICO Nº 1.

    Estamos juntos.

    PS: Já agora camarada, espero que no próximo mandato seja resolvida de vez a questão do abandono escolar por parte das raparigas e que sejam desmistificadas as reais causas. Alguém aqui neste seu espaço avançou a hipótese da escassez de água como uma das possíveis razões, outros falam de casamentos precoces etc. É importante que, quando estiver na reforma, se orgulhe de ter feito algo para que as nossas lindas mulheres sejam escolarizadas.

    Já agora que embarquei em PS's, para quando estudos completos sobre formas de manter as estradas terciárias transitáveis por um longo período? Não haverão neste Moçambique rico em minerais materiais que possam ser usados garantindo transitabilidade o ano todo? (olha se forem perguntas ingénuas não estranhe são feitas por umleigo em eng. de estradas mas um leigo que sofre sempre que tem que ir a Manjacaze visitar papá e mamã).

    ResponderEliminar
  7. Camarada Presidente, a campanha eleitoral mostrou-nos um Guebuza apaixonado pelo seu povo. essa paixão é visível na força dos seus discursos e na atenção com que é escutado pelo seu povo.

    Eu, a minha esposa e o meu filho mais velho (que já tem 19 anos) votaremos em ti. Os meus pais e os meus seis irmão também prometem votar na Força da Mudança.

    A Vitória é Certa

    Obed L. Khan

    ResponderEliminar
  8. Camarada Presidente
    Excelencia

    A sua experiência em lidar com os desafios da luta contra a pobreza, o seu reconhecimento de que nem tudo o que gostaría de ter feito, conseguiu realizar demonstram que é um cidadão aberto ao debate e está a consolidar a sua liderança na condução dos destinos da Nação. Estou convicto de que vai fazer Moçambique continuar a crescer.

    A minha expectativa é que este diálogo na blogosfera continue nos próximos anos, de modo a que mais Moçambicanos se sintam parte desta luta contra a pobreza, mesmo aqueles que se encontram na diáspora.

    Tenho também a expectativa de que, tal como V.Excia mantém diálogos e encontros com representantes de várias esferas da sociedade, também o faça com representantes dos comentadores do seu blogue, ou com outros bloggers e interneutas Moçambicanos, ou que os convide aos vários fóruns de auscultação e debate onde possam dar uma contribuição para os desafios que propõe no seu manifesto.

    O meu voto vai para aquele candidato e partido que vai fazer Moçambique crescer !

    ResponderEliminar
  9. Eu nao vou votar porque foi dito na Beira que as eleicoes já estavam ganhadas. Entao, para que sofrer por algo que nao vai mudar??

    ResponderEliminar
  10. Anónimo, mais um. Espera de algum político que diga que JÁ PERDEU? Espera mesmo que apareça um político pessimista que diga em plena campanha que não vai ganhar? Então deve estar nas nuvens sugiro que volte a terra e por favor, chegue a terra antes do dia 28 e vá ser um cidadão de verdade, escolha pois o seu voto pode fazer a diferença para a mudança que pretende. e como o meu camarada sugere neste post, por tudo o que ele diz, e pela força que te dou vote nele.

    ResponderEliminar
  11. Nao vou votar mesmo assim...
    Chega!!!

    ResponderEliminar
  12. Nossos políticos precisam de ser um pouco humildes e reconhecer que numa democracia (se é que acreditam que existe), o poder é do povo!
    Discursos como o que referí anteriormente desacreditam qualquer instituicao democrática no país e pior quando nao se repoe a verdade.

    Entendo que voce é um membro do partido e por isso acredita que o que foi dito é "apenas discurso optimista" e nao consegues enxergar as repercurssoes nefastas de tais pronunciamentos.

    A verdade é que se de facto queremos fazer o melhor para o país, temos que ser mais críticos e nao apenas entrar na caravana e repetir como papagaio que "está tudo bem", enquanto a realidade nao é essa.

    Foi dito por um ideólogo russo que dando ao líder revolucionário mais carismático, todo o poder, ele se transformará no pior dos czares. Parece que tem razao!

    ResponderEliminar
  13. O partido FRELIMO demonstrou a capacidade de guiar está gigantesca maquina, Mocambique, para a independência, desenvolvimento, paz e combate a pobreza.

    O Camarada Guebuza é um grande lider e merece o nosso voto.

    NB: Todos partidos tem pontos positivos e negativos. O Partido da Frelimo e o seu candidato a presidência tem menos pontos negativos e mais pontos positivos comparando com os outros.

    ResponderEliminar
  14. Anónimo, estou muito satisfeito. Percebi que gosta tanto da FRELIMO que SÓ acompanhou a campanha deste Partido a ponto de não ter ouvido os discursos de vitória dos demais.

    Mas se acha que um discurso de confiança e/ou optimista é nefasto para a democracia eu acho que pessimismo é ainda pior. Sem perder a tal humildade de que falas meu caro amigo anónimo, é preciso transmitir confiança, garra, querer, optimismo a um povo que quer ver sofrimento para trás.

    Já agora leia este post que comentamos e encontre algum traço de arrogância e prepotência.

    Nas próximas eleições concorra e chegue ao povo e lhe diga que vais perder, com todas as TV's, Rádios, Jornais a ouvirem te e difundirem.

    ResponderEliminar
  15. Nao sou da Frelimo, nao sou da Renamo, do MDM, PIMO, ou qualquer outro partido político... sou apenas mocambicano que pensa que seus compatriotas merecem melhor!

    Arrogancia é afirmar publicamente que as eleicoes estao ganhadas e que nem a democracia tirará o partido do poder. Mais arrogancia ainda é nao se retractar!

    ResponderEliminar
  16. SENHOR PRESIDENTE

    Sabemos que vai vencer as eleições, mas não nos crie um governo de incopetentes como fez anteriormente. não forme um governo de caixas de ressonância, procure melhorar a equipe das pessoas que o rodeiam.

    Votarei em si, mas nao na frelimo.


    castigo uamusse

    ResponderEliminar
  17. Papa Guebuza,

    Cresci numa familia tambem religiosa, cresci aprendendo com humildade que o lugar de um lider e em frente dos seguidores. Aprendi que o conhecimento e a experiencia sao a base para um trabalho bem feito. Consigo papa Guebuza, aprendi que nunca se deve desistir de um sonho que nos ultrapassa, LIBERTAR O POVO MOCAMBICANO. Nesta luta contra a pobreza e fazendo uso da minha especializacao na area, papa Guebuza vai sempre poder contar comigo.

    Muito Obrigado
    Nelson Levim Bruing Maximiano
    Economista, membro do partido e seu grande apoiante. A LUTA CONTINUA.

    ResponderEliminar
  18. Campanha da Frelimo custa mais de 1 milhao de dólares americanos só em aluguer de helicópteros...
    Isso, assim combatemos a pobreza enquanto o povo morre de malária cujo FANSIDAR custa 0.15 dólares americanos...

    ResponderEliminar
  19. Xilumbetwane Machoe23/10/09, 07:58

    No dia 28/10/09. Vou acordar muito sedo e dirigir-me no posto da votacao, no local onde fui recenseado. Votar no Armando Emilio Guebuza e o Partido Frelimo.

    Nao tenho duvida nenhuma: Quero que o Camarada Guebuza e o partido Frelimo continue na lideranca dos destinos do nosso belo Mocambique.

    Viva Presidente Armando Emilio Guebuza!!!!
    Viva o Partido Frelimo!!!!!!

    Eu estou firme na vitoria do Partido Frelimo e o seu Candidado Presidencial Armando Emilio
    Guebuza.

    Nitamulandzela mina Frelimo wanga
    Nitindlela tayena tolulama
    Anitoza nitlelela Ndzaku,

    Frelimo, Forward Ever, Backward, Never!!!!!

    ResponderEliminar
  20. Estorias de Fraudes eleitorais

    É costume logo após as eleições um partido político vir ao público e falar de fraudes no processo eleitoral.

    Numa tarde de sábado, decidi sentar e viajar pelo mundo fora, através das tecnologias de informação e comunicação, encontrei a página do tal partido político, e no discurso de boas vindas li o seguinte trecho:

    “Sempre dissemos que somos um Partido que se estrutura de acordo com as necessidades da conjuntura política e dos desafios a vencer”

    A que desafios se refere?
    Vejamos....

    Os principais desafios para nós moçambicanos:

    A conquista da Indepêndencia Nacional; um acontecimento que o tal partido não presenciou;
    A construção da identidade nacional, este partido entra como desestabilizador;
    Nos pleitos eleitorais, são sempre arrazados;
    Pobreza absoluta, este partido não se enquadra nesta perspectiva, pois não tem programa próprio, não tem calendário, alias, conhecem calendário? porque sempre despertam depois da divulgação dos resultados eleitorais, pra reclamar.

    Há um ditado que diz: melhor um exemplo do que um conselho.

    Então melhor aprender com exemplos: enquanto uns trabalham, estes reclamam; enquanto outros preparam vitórias, estes preparam-se para inventar estórias de fraudes.

    Enquanto “o mais velho” fala, estes em desrespeito ao “mais velho” e aos outros, abandonam a nossa “palhota”. Enquanto uns votam para o funcionamento do país, estes repudiam até o instrumento que lhes garante o pão de cada dia.

    O voto é a força do povo! E são estas atitudes e outras que fazem do povo anular a sua força para o lado deles, e em desrespeito voltam-se ao povo e reclamam fraudes eleitorais.

    Pelo seu exercício constante de reclamar os resultados eleitorais já encontraram um novo conceito:

    “crime eleitoral”
    continuando a falar disso, vão mesmo extinguir.

    Ainda estou a tentar perceber os desafios que falam, a não ser que não tenham uma definição clara de Oposição.

    Mas os acontecimentos indicam que não haverão mais oportunidades para reclamar.

    Como sempre digo, são criticas construtivas.

    Bem haja aqueles que fazem deste país, um polo do desenvolvimento!

    Pedro Langa
    www.pedrojlanga.blogspot.com

    ResponderEliminar