05/12/2011

Moçambique e Portugal: O compromisso de reforçar a amizade e a cooperação

Sua Excelência Professor Doutor Aníbal Cavaco Silva, Presidente da República Portuguesa;

Sua Excelência Senhora Presidente da Assembleia da República;

Sua Excelência Senhor Primeiro-Ministro;

Senhores Ministros;

Distintos convidados;

Minhas Senhoras e Meus Senhores.





 
Queríamos, em primeiro lugar, agradecer as palavras amigas do nosso grande amigo e amigo de Moçambique, o Professor Doutor Anibal Cavaco Silva. São palavras que, Senhor Presidente, muito bem reflectem a amizade que se desenvolve e se consolida, no quotidiano, entre os nossos dois povos e países. Trata-se de uma amizade que também se manifesta pela simpatia com que temos sido acarinhados desde a nossa chegada a esta lendária e bela Cidade de Lisboa.

Com muito agrado, temos a oportunidade de realizar esta visita para renovar este relacionamento pessoal de muitos anos, Senhor Presidente, e para reafirmar que juntos podemos continuar a contribuir para consolidar e diversificar, mais ainda, as excelentes relações entre os nossos dois países. A realização da primeira Cimeira bilateral é mais uma expressão eloquente desse excelente relacionamento bilateral e constitui um marco firme da nossa determinação para o fortalecimento contínuo da nossa parceria para o desenvolvimento, na certeza de que será dessa forma que melhor responderemos às expectativas e anseios dos nossos cidadãos.

Somos, neste contexto, desafiados a elevar a fasquia do nosso relacionamento económico e empresarial para o nível da excelência que caracteriza as nossas relações político-diplomáticas. Foi, reconhecidamente, graças a essa parceria que Moçambique e Portugal trabalharam arduamente, lado-a-lado, para criar as condições materiais, em tempo recorde, para que os Décimos Jogos Africanos, Maputo 2011, se saldassem no sucesso que é reconhecido por todos nós e pela família africana e mundial do Desporto.

São pois várias as áreas onde se justifica uma maior cooperação entre nós, no quadro das parcerias empresariais. Como o dissemos em ocasiões anteriores, voltamos a repeti-lo aqui:
os empresários portugueses são muito bem vindos para investirem nas diversas áreas cujo potencial e oportunidades fazem de Moçambique a Pérola do Indico.


Senhor Presidente

A eleição do vosso belo País para membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas traduz o reconhecimento da Comunidade Internacional do papel que Portugal tem estado a desempenhar no domínio da diplomacia, paz, segurança e desenvolvimento, à escala planetária. São muitos os desafios que o mundo enfrenta e, uma vez mais, esperamos que com o seu saber, experiência, perspicácia e proactividade, os dirigentes portugueses contribuam, de forma decisiva, para a sua superação.

Este reconhecimento do papel de Portugal na busca de soluções para os problemas da Humanidade também constitui um motivo de orgulho para a Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa. Quer como seu Presidente, quer como seu membro, Portugal tem dado uma valiosa contribuição para que a CPLP, continue a afirmar-se como um actor credível na arena internacional, capaz de fazer valer o seu peso na promoção da paz, da estabilidade e do desenvolvimento económico e social, bem como na luta contra a pobreza.

Minhas Senhoras e Meus Senhores,

Em Janeiro deste ano a Nação Moçambicana perdeu um dos seus queridos filhos, Malangatana Valente Ngwenya, o multifacetado criador e Embaixador das nossas artes e cultura. Tocou-nos profundamente a forma como o Senhor Presidente, o Povo e o Governo da República Portuguesa, bem como personalidades de destaque na vida deste País, assumiram esta perda como sua. Na verdade,
v    as homenagens que lhe prestaram;
v    os elogios fúnebres que foram apresentados; e
v    o soluço colectivo e emotivo desta Nação
não revelaram apenas o afecto e admiração que tinham pelo nosso artista, o artista da Humanidade, como também a forma como da sua obra já apropriaram.

Sentimos que não estávamos sós nesta perda irreparável!  

Queremos reiterar os nossos agradecimentos a si, Senhor Presidente, ao Povo e ao Governo Português por mais esta expressão de amizade e solidariedade. Uma palavra especial vai para os médicos e para todo o pessoal de saúde que tudo fizeram para salvar a vida do nosso Herói Nacional.

A terminar, gostaríamos de convidar a todos os presentes para que se juntem a nós num brinde:
v    À saúde de Sua Excelência Professor Doutor Aníbal Cavaco Silva, Presidente da República Portuguesa;
v    Ao fortalecimento das relações de amizade e cooperação entre Moçambique e Portugal; e
v    A saúde de todos os presentes.

Muito obrigado pela vossa atenção!

 
Comunicação de Sua Excelência Armando Emílio Guebuza, Presidente da República de Moçambique no Jantar Oferecido por Sua Excelência Prof Cavaco Silva Presidente da da República Portuguesa
Lisboa, 28 de Novembro de 2011

2 comentários:

  1. Bonito discurso que, certamente, reafirma o bom relacionamento diplomático

    ResponderEliminar
  2. lindo discurso amei, gostaria de particinpar no jantar tambem

    ResponderEliminar