17/09/2009

MOÇAMBIQUE: Explorando outras formas de consolidação da cidadania

No âmbito da Presidência Aberta e Inclusiva, visitei os Centros Multimédia Comunitários de Chitima, na Província, de Tete, de Chokwe, na Província de Gaza e da Catembe, na Cidade de Maputo. Os jovens gestores e beneficiários destes Centros, interpretando o sentimento de outros compatriotas nossos, pediram-me, na altura para fazer o uso das tecnologias de informação e comunicação para com eles e com outros compatriotas interagir. Argumentavam, e bem, que esta seria uma das formas de complementar a própria Presidência Aberta e Inclusiva rica em conselhos para uma governação liderada e cada vez mais próxima do nosso maravilhoso Povo, a maior riqueza da nossa Pátria Amada.

Ao longo das semanas subsequentes fui pensando na melhor forma de tornar realidade a recomendação destes jovens. Como é óbvio, havia que ponderar nas questões de disponibilidade de tempo não só para sistematizar as reflexões que seriam partilhadas com os utilizadores das novas tecnologias de informação e comunicação, mas, sobretudo, para responder em tempo útil às interpelações que me seriam feitas.
Durante os comícios populares, reuniões com personalidades influentes e contactos interpessoais, no quadro da Campanha Eleitoral, a proposta dos jovens de Chitima, Chokwe e Catembe ressurgiu como uma proposta válida e pertinente. Na verdade, para além daqueles jovens, o nosso belo Moçambique orgulha-se hoje de possuir já uma massa crítica de internautas que, entre si, trocam informações e escalpelizam a Nação nas suas diferentes dimensões. Este é um grupo que dá conteúdo à grande capacidade crítica e analítica do heróico Povo Moçambicano.

Decidi pois avançar já em dar expressão ao conselho que me foi dado por aqueles jovens e juntar-me ao cada vez mais crescente círculo de debate virtual sobre esta Pérola do Índico. Sei que esta é uma forma de interagir também com internautas de todo o mundo que se interessam por Moçambique e pelo seu progresso e paz.
Pretendo participar convosco no debate sobre os desafios enfrentados pelos jovens, pelas mulheres e por todos os nossos outros compatriotas. Vou também partilhar as coisas que acredito que foram bem feitas pelo nosso Povo porque acredito que, talvez, possamos juntos identificar formas de fazê-las melhor. O ponto de partida poderia ser o conjunto das realizações do governo entre 2005 e 2009, o Manifesto Eleitoral e o Meu Compromisso. Estes instrumentos conduzem-nos aos grandes desafios do presente e do futuro. São desafios que conheço e reconheço e, entre eles, destacam-se as questões da educação para as nossas crianças e jovens, a habitação, o emprego para os jovens, o abastecimento de água e infra-estruturas que facilitem o desenvolvimento com destaque para as estradas, pontes, energia e telefonia móvel e fixa.
Daqui em diante vou incluir esta nova forma de comunicação, esta nova forma de consolidar a cidadania. Espero ter o privilégio de interagir com os nossos internautas moçambicanos e com todos aqueles que se interessam pelo desenvolvimento desta Pátria de Heróis pelo mundo fora.

Estão todos convidados ao debate.

Armando Emílio Guebuza
(Presidente da Republica de Moçambique, Presidente da FRELIMO e Candidato Presidencial da FRELIMO)

69 comentários:

  1. Força Presidente Guebuza
    Os internautas Moçambicanos agradecem !

    Julio Cardoso

    ResponderEliminar
  2. Alfredo Tinga18/09/09, 08:37

    Exmo Sr Presidente Guebuza
    Parabéns pelo discurso

    Tenho acompanhado os seus discursos sobre o combate à pobreza, mas sinto ainda que há ainda grandes focos de pobreza neste país, e carecemos ainda de justiça social, sim JUSTIÇA SOCIAL, iguais oportunidades no emprego, nos negócios, e na sociedade em geral. Não pode haver gente a ficar extremamente rica quando outros compatriotas sofrem injustiça e exclusão social.

    Alfredo Tinga de Cabo-Delgado

    ResponderEliminar
  3. Uma boa iniciativa Sr. PR. Peca apenas por ser tarde. Se, ao longo das presidências abertas pudéssemos ter este canal, se calhar, ajudaria a recolher mais informação sobre o pulsar desta nação.
    Outrossim, este canal ajudaria a aproximar cada vez mais o cidadão de si.
    Em todo caso, já que sei que vai ganhar, espero sinceramente que de vez em quando venha por aqui para comentar ou ripostar assuntos que o PR decidir partilhar connosco, seu povo.
    Melhores cumprimentos.

    ResponderEliminar
  4. Jorge Luis18/09/09, 09:45

    Sr Presidente
    está de parabens pela inovação. É crucial que os políticos Moçambicanos comecem a ganhar maior consciência sobre a sua necessidade de se comunicarem directamente com o mundo virtual. Subscrevo o Vaz, veio tarde, no entanto mais vale tarde do que nunca. Voltarei em breve para o debate.

    Jorge Luis

    ResponderEliminar
  5. Obrigado sua EXCIA e parabéns pela iniciativa bem vindo a este mundo de discussão profunda da Nação Moçambicana. Aqui ( na blogosfera) trava-se batalhas e é fantástico ter o personagem principal da vida do país a juntar-se a nós.

    Um pedido apenas, mande-nos seus email assim entra neste fórum de concertação de ideias antes de postá-las nos nossos blogs.

    Cordialmente



    Lázaro M.J.D.M Bamo
    bamo@rm.co.mz
    www.kabamwine.blogspot.com
    +258 – 82 54 17 670
    Maputo - Moçambique

    ResponderEliminar
  6. Ilustre Sr. Guebuza. Aqui há de ser nessa qualidade que se apresenta a nós.

    Entrar na Internet é bom. Vai sempre encontrar gente aqui. Mas mais do que encontrar gente, é como responde a essas pessoas; é dar respostas aos anseios desses compatriotas.

    Mais do que na internet, as respostas devem ser encontradas para as pessoas que sofrem. Talvez por que anda sempre de helicóptero pode não ver o VERDADEIRO sofrimento dos seus governados; talvez porque anuncia as visitas apanha a casa limpa e toda a gente disposta a mentir te sobre quase tudo.

    Mas ilustre, acho que eu e tu sabemos que o país não está bem. Aliás, sabe tão bem que a nação não vai bem que quando se dirigiu a nós através da casa que devia ser nossa, não ousou dizer que o estado da nação é bom.

    Camarada. Use este canal e nos diga como perspectiva as coisas bonitas que escreveu no seu compromisso e no do seu partido.


    Maguezzi.

    Camarada Presidente, se já era difícil falar consigo antes deste blog, comentar também não é nada fácil...

    ResponderEliminar
  7. Camarada Presidente, sabemos que irá responder-nos logo que estiver disponível. Para mim, o atraso nos comentários é um indício de que virá pessoalmente dialogar conosco e não o fará através dos seus conselheiros, ou através dos oficiais de propaganda do Partido. Se isso for verdade, parece-me uma boa opção.

    A minha sugestão é que quando vier conversar conosco, pegue num dos temas que considera mais incómodo a diga-nos como pretende ultrapassar esse desafio no próximo quinquénio. Sabemos que ha-de ganhar. Mas queríamos saber como pretende, por exemplo, abordar as principais reclamações dos jovens, nomeadamente emprego e habitação.

    Boa sorte Camarada Presidente e que Deus lhe dê saude nesta longa campanha política.

    Gabriel Jacob Vamangue

    ResponderEliminar
  8. Bela iniciativa. Os nossos líderes, sobretudo os nossos candidatos, têm de estar em permanente diálogo connosco(seu povo/eleitorado). Sr Presidente, a Juventude está esquecida. O Fundo de Fomento de Habitação apenas construiu em 11 anos 319 casas, a maioria das quais, de construção precária. Muito pouco. A África do Sul construir 2.7 milhões de casas para a juventude em 14 anos. Os angolanos vão construir 1 milhão de casas para jovens até 2012.
    Que haja, pelo menos, facilidades na atribuição de terrenos para a construção se é que não há condições para construir casas. Acho que isto é o que está a criar uma certa frustração. Que plano Sr Presidente?

    Lázaro Mabunda

    ResponderEliminar
  9. Momade Ali18/09/09, 18:00

    Bem haja S.Excia, agradecemos a oportunidade que nos dá de poder "privar" com V.Excia sobre a nossa Pérola do Índico. Aproveito a oportunidade pra desejar-lhe uma boa campanha eleitoral. O Povo está ao seu lado e ao lado do seu compromisso com Moçambique. Unidos Venceremos a pobreza absoluta!

    ResponderEliminar
  10. Cda. Presidente,

    Muito obrigado por dar-nos a oportunidade de lhe contactar directamente.
    Tal como disse o Egídio, temos a certeza que vai ganhar, porque todo o moçambicano consciente vai votar em si e no seu partido...o apelo que fazemos é que continue com o espírito de diálogo permanente com o seu povo e que continue a definir o distrito como pólo de desenvolvimento..

    Orgulhosamente Moçambicano
    Nuno Amorim

    ResponderEliminar
  11. Fatima Mimbire19/09/09, 11:33

    Uma das virtudes de um (bom) líder é saber ouvir ao seu povo. A participação do senhor Presidente nesta rede de reflexão sobre a vida do nosso pais 'e uma decisão sabia e será uma mais valia para si, uma vez que vai ouvir o que as pessoas pensam realmente na sua governação e do percurso do pais sem floreios.
    Seja bem vindo.

    ResponderEliminar
  12. Parabens Sr. Presidente,
    É de louvar a sua iniciativa, no entanto faço votos para que tome a sério o que já começou. É me difícil opinar em apenas uma linha, mas vou tentar ser sucinto.
    Abrir um blog na altura da campanha eleitoral é coisa muito fácil de se fazer, qualquer outro candidato às presidenciais pode também o fazer, mas isto não retira o seu mérito. A diferença quiçá pode estar nos objectivos manifestos e não manifestos desta iniciativa.
    Como jovem e acima de tudo moçambicano, nada tenho contra um e outro partido político, do mesmo jeito que sou indiferente com relação as pessoas que carregam nas suas costas a responsabilidade de dirigir os destinos da minha pátria. O meu repúdio vai para a atitude de singulares que põe em perigo a prosperidade de Moçambique no entanto que Nação, Estado e Pátria de alguns cidadãos decentes.
    O desenvolvimento do nosso país não depende do mau funcionamento do Governo ou do partido X e Y; depende sim da atitude de um e outro indivíduo à si filiados, pois não existem instituições sem indivíduos. Quem põe as instituições em funcionamento são os indivíduos. Basta apenas uma decisão mal tomada - por alguém - para comprometer o futuro de milhares de cidadãos; para comprometer o sonho e o futuro de milhões de compatriotas.
    A atitude não é algo que se muda de noite para dia; mas também não é algo que não se possa moldar nas pessoas. A educação é uma via pela qual podemos garantir o futuro de Moçambique. Penso que devemos repensar na ideia samoriana do “Homem Novo”, pois disso depende o futuro de Moçambique. No meu ver o curriculum de ensino ao nível nacional deve (para além de ensinar a aritmética, ler e escrever) preparar os cidadãos com valores já perdidos como por exemplo a responsabilidade, seriedade; dignidade, honestidade, e demais valores ético-morais. Sãos estes os valores que precisamos para os futuros dirigentes de Moçambique.
    Como frisei logo de início, está de parabéns pela iniciativa.
    Com os melhores cumprimentos,

    book sambo

    ResponderEliminar
  13. Sua Excia Presidente Guebuza,

    Em Massinga, existe uma localidade chamada "hanhane". "Hanhane" é a expressão de saudação de despedida em Xitswa (uma das línguas faladas no Sul de Moçambique) quando se deseja sucessos a quem está partir para algum destino...Nessa sua partida para a interacção com os moçambicanos usando as tecnologias de Informação e Comunicação desejo-lhe sucessos. Hanhane!!!
    Judas Massingue

    ResponderEliminar
  14. Exmo senhor Presidente

    Saudar pela iniciativa, nao estou surpreendido, pois V.excia sempre procurou auscultar o povo, estar mais perto dele(o povo).

    Quero desejar sucessos na sua campanha e na luta contra a pobreza absoluta.

    Nao podia deixar de aproveitar este espaco para o congratular pelo facto de trazer aos Mocambicanos o orgulho de se ser digno e orgulhar-se desta patria amada e da cidadania Mocambicana.

    Sempre disse em tom alto para quem quizese ouvir, que
    uma das coisas que mais gosto desde que iniciou a sua governacao, e a transmissao do orgulho de sermos Mocambicanos, renovar a autoestima dos Mocambicanos.

    A outra coisa e o discurso de que e possivel sim vencer na vida, combater a pobreza sem condiionalismos, para mim camarada Presidente estes dois pontos sao a chave para o sucesso de qualquer povo que se preze e pretende vencer.

    O senhor esta de facto cumprindo o seu papael de Lider, levando luz a quem nao exerga o horizonte.

    Um pedido se me permite, na proxima legislatura aposte em gente que de facto tem amor pelo trabalho, gente que tem amor em servir outrem, gente que entende que o servidor publico tem deveres e obrigacoes para com o povo que o elegeu.

    Nao que na legislatura actual nao existem essas pessoas, tenho que dar a mao a palmatoria, pois vejo que a Saude por exemplo mudou o seu aspecto, e outras areas, tudo porque as pessoas que estao nas direccoes imprimiram uma nova dinamica, mas o ideal e chegar a uma meta dos 100 porcento.

    Louvar a atitude de V excia, em exonerar quem de facto esta apenas fazendo numero.

    Terminando, a luta continua excia, continue assim que n estara sozinho.

    Melhores Cumprimentos

    Respeitosamente

    Zulfikhar Chirida

    zulfikharchirida@gmail.com

    ResponderEliminar
  15. Parabeens Camarada Presidente. Aguardamos ansiosamente a continuacao do debate. Boa Campanha; A Luta Continua

    Gabriel Matsinhe - Cuba

    ResponderEliminar
  16. Parabéns pela adesão à blogosfera caro candidato.
    Espero que, se ganhar as eleições, crie também um blogue da Presidência da República de Moçambique. Um canal privilegiado de contacto com o moçambicanos e onde os moçambicanos possam exercer o seu direito de serem escutados sem estruturas intermediárias que por vezes não fazem chegar ao Sr Presidente os suas pretensões.
    Boa sorte

    ResponderEliminar
  17. Exmo sr.Presidente
    Louvo a sua determinaçao e persistencia na luta contra o desemprego.Claro que muito jà feito mas o caminho ainda è longo.Eu so queria sugerir que se enfatizasse na formaçao das pessoas que enveredam no autoemprego em boas pràticas de gestao empresarial.Tambèm seria bom implementar programas que incentivem os jovens recem graduados que desejem ser empreendedores a apresentarem seus projectos,projectos estes que sejam viàveis e proceder-se a financiaçao desses projectos como se tem feito em muitos paises,mas dando preferencia a projectos do sector agricola e productivo,porque è aì onde està a riqueza,nao simples comerciantes (sem querer tirar mèrito aos comerciantes).
    E por outra parte,criar-se um mecanismo de divulgaçao dos varios concursos internacionais que incentivam o empreendedorismo social,tais como o ashoka,o GSVC,o Bid Network etc,para que os nossos empreendedores se vaiam treinando e tambem se expondo ao mundo de modo a poder estabelecer parcerias,ter know how,porque hoje e amanha sempre estaremos na era da Globalizaçao.Roubando as palavras de alguèm temos que pensar global e agir local

    ResponderEliminar
  18. Louvamos a iniciativa criadora Sr. Presidente, e esta é uma delas, espero sinceramente que da mesma forma que o faz com as presidências abertas, passar por aqui também pertença aos pontos da vossa agenda.

    Quero profundamente agradecer aos que se empenham em divulgar este sitio.

    ResponderEliminar
  19. Augusto Mabutana-Marracuene24/09/09, 11:55

    Parabens,Camarada Presidente Guebuza pelos seus feitos alcançados nestes 5anos.As reformas no sector público, alocação dos 7 milhões nos 128 distritos mudaram o rumo de vida.Marracuene,na província de Maputo, é um exemplo claro do seu compromisso com o povo moçambicano.


    ViVa Presidente do povo,boa sorte na campanha eleitoral, por fim uma sugestão a presidência aberta dever continuar,a questão do aquecimento global-educação ambiental deve ser objecto de reflexão nos pólos de desenvolvimento.

    Augusto Mabutana

    ResponderEliminar
  20. Ex.Sr.Presidente:
    uma onda de fortes emocoes me avassalou, quando atraves de um outro Blog tive conhecimento desta sua inciativa; e a explicacao eh muito simples p/ quem como eu vive na Diaspora e todos os dias e em todos os momentos se orgulha de ser mocambicano e espalha essa mocambicanidade por todos aqueles que diariamente comigo interagem e aprendem Mocambique atraves daquilo que digo, actuo e pratico; ter esta possibilidade de chegar finalmente mais perto de si, da-me mais forca e vontade p/continuar com a minha jornada que eh simplesmente tornar-me uma melhor pessoa e um tecnico qualificado numa area que em Mocambique ainda nao se vislumbra uma politica, o tratamento da addiccao,uma doenca do foro da saude mental e que muito afecta os nossos compatriotas, criando muitas dificuldades no desenvolvimento socio-economico,particularmente no seio da juventude;nesta altura desejo-lhe apenas que tenha muita saude p/ continuar a dirigir os destinos desta nossa gloriosa Nacao;
    respeitosas saudacoes
    Jose C.L.Pereira/United Kingdom
    jclpmz@hotmail.com

    ResponderEliminar
  21. Francisco Mandlate25/09/09, 18:17

    Senhor presidente,
    Tenho que parabenizá-lo pla iniciativa, espero que estas sugestões possam enriquecer os seus planos de combate à pobreza.
    Pessoalmente acredito que os últimos cinco anos foram de grandes realizações no país, principalmente, com a iniciativa dos 7 milhões de meticais. Este dinheiro está mesmo a revolucionar o distrito, quem não se conforma com a pobreza, tem um instrumento para melhorar a sua vida, isso é bastante positivo.
    Pude testemunhar essa mudança em pelo menos oito distritos das províncias de Tete e Zambézia e em 12 distritos das três províncias da zona sul do país.
    A extensão de energia eléctrica da HCB fez mudanças em Pebane, onde pescadores perdiam mariscos por falta de energia para congelar aquele recurso, em Massinga, Morrumbene, Inharrime, Massingir, etc.
    Mas um dos grandes erros que o seu governo cometeu, excluir os jovens. Não entendo porque é que no orçamento deste ano, o Fundo de Investimento em Iniciativas Juvenis está a zero.
    Sei que é quase difícil o Estado construir casas para jovens, entendo que isso possa acontecer, mas pelo menos que se ofereça terrenos infra-estruturados, com energia e água para os jovens.
    Acho inconcebível, que no nosso país, onde a terra não é comerciável, venda-se na prática, terrenos a valores acima de 50 mil meticais, o Estado não pode permitir isso.
    Eu nasci e cresci em Marracuene, mas porque a minha família não é originária de lá, até hoje não tenho terra para construir minha residência, e porque não concordo que tenho que comprar um terreno a valores acima de 50 mil meticais, na terra que me viu nascer, fico assim.
    A questão de habitação, senhor presidente, é séria entre os jovens. O governo tem de nos dar oportunidade para construirmos as nossas cidades, lá para Marracuene, Boane, Manhiça, entre outros locais deste vasto Moçambique.
    Mas o governo precisa parcelar terra, e definir critérios claros para atribuir aos jovens e a seguir subsidiar materiais de construção, talvés na isenção de alguns impostos sobre estes, e definir as plantas das casas. Isto à semelhança do que acontece por exemplo nos arredores de Washington e um pouco por todos os EUA, apesar disso ser feito por empresas, mas aqui o governo pode fazê-lo da forma acima descrita.
    Mas em todo o caso, o senhor teve uma obra de se lhe tirar o chapéu, mas pode celar a sua governação no próximo mandato com a chave de ouro, se encontrar uma solução para o problema que assola a juventude, a habitação. Essa solução tem que ser encontrada com a participação dos jovens, porque reconheço que o nosso país não tem capacidade para construir um milhão de casas como fazem os angolanos, ou 2,7 milhão de casas como fizeram os sul-africanos, mas podemos encontrar soluções ao nosso nível.

    Sucesso, e boa sorte.

    ResponderEliminar
  22. Claudia Fernando Nhabinde25/09/09, 20:48

    Aqui e a claudia Fernando
    Caro presidente Armando Guebuza eu vim em nome da minha familia dar te muita forca porque nesses cinco anos que passaram geriu bem o pais.Gostariamos que continui no poder,mas nao para manter mas sim para melhorar pork o pais precisa de gente assim.Contamos contigo para ver o pais mudado e transformados.

    ResponderEliminar
  23. Sr. Presidente, a politica d 7 milhoes não é o mesmo projecto de "OPERAÇÃO DE PRODUÇÃO" que discriminou mtos moçambicanos?

    ResponderEliminar
  24. Sr presidente gostamos muito do trabalho do senhor embora falta muito por fazer,eu e a minha familia nuca votamos, dessa vez queremos votar no guebuza mas para o governo do senhor tenha brilho, tem que se construir casas para os jovens,É ipossivel construir o material ta muito caro,por favor, obrigado boa sorte

    ResponderEliminar
  25. Mr. President,
    Congratulations for this innovative idea to listen to us. I must admit, this really show that you are committed to change the way Leader interact with the ordinary citizens especially young professionals. Only one suggestion: is it possible to have the english version of your statements and speeches for many friends of Mozambique and Mozambican in Diaspora who prefer english. We are member of the commonwealth and members of SADC where English is the preferred lunguage.

    Once again, my heartfelt congratulations for this initiative.

    ResponderEliminar
  26. Força camarada, vocde merece este moçambique, nao importa o quao os ouyros falam mal de ti

    ResponderEliminar
  27. Senhor presidente, tenho uma duvida: por que na sede do partido Ferlimo tem a bandeira da republica?

    ResponderEliminar
  28. viva a Frelimo, o nosso camarada, tem de ser louvado

    ResponderEliminar
  29. O Senhor tem a compatibilidade para este pais, mas tem que dar espaço para os jovens experimentarem a sua capacidade politica e administrativa. Escreve FERNANDO da BEIRA. fstriker@rocketmail.com

    ResponderEliminar
  30. Vi e vejo pedagogia em Emprego: Problemática transversal requerendo intervenções multisectoriais.

    Permita-me Camarada Presidente antes de mais saudar-vos pelo didactismo com que vem dirigindo o país desde que tomou posse como líder e luz desta pátria que muitos heróis viu nascer e que somente o Camarada Armando Guebuza conseguiu resgatá-los e trazer à memória de muitos estes filhos de Moçambique que lutaram para e pela nossa auto-afirmação.

    Por incrível que pareça, os moçambicanos já tem orgulho de pertencer a esta pérola do indico, vezes sem conta os moçambicanos encheram o Estádio da Machava para apoiar a nossa Selecção Nacional,...este é um exemplo dentre vários que se vislumbram como auto-estima e auto-confiança.

    A iniciativa de conversar com os jovens revela-se factor acutilante para um PRESIDENTE que se pretende aberto a receber os ensinamentos do seu Povo e muito recentemente me recordo de ter dito "os ganhos que o País está a registar devem se a inspiração que a FRELIMO busca no seu Povo que é bastante trabalhador. Para depois dizer “ Sabemos o que queremos fazer, somos capazes de fazer mais e melhor para o desenvolvimento do nosso País” fim da citação,
    Pedagógico é saber estar e viver de perto os problemas do seu Povo.., Eu também sei que ainda há muito por se fazer neste País mas não tiro e nem pretendo tirar mérito aos Ganhos que Moçambique registou, continua a registar e pretendemos ver registando, tendo em atenção que reconduziremos o Camarada Armando Guebuza a Presidência para mais um Mandato.

    Conselhos:

    - Continue aberto ao seu Povo, Ele estará consigo;
    - Não dê ouvidos aos detractores são muitos os inimigos da nossa Paz, Liberdade e da Nossa Independência;
    - Não tome decisões apressadas na adopção de politicas;
    - Veja atentamente quem deve nos Governar...Ministros e outros, continue arrojado como nos habitou, aquele que não é capaz deve ficar de lado que é para não por em risco o nosso Desenvolvimento.

    Termino agradecendo pelo salto imaginativo de fazer do Distrito o Pólo de desenvolvimento e base de planificação. Por este caminho subscrevo vossas sábias palavras "Os 7 milhões, estimulam a produção de mais alimentos, atacando de frente o grave problema da fome e de abastecimento de mercados rurais e urbanos, catalisando iniciativas empresariais locais promissoras, com grande potencial para gerar postos de trabalho para mais moçambicanos".


    Por tudo o meu singelo obrigado

    ResponderEliminar
  31. Boa tarde a todos e especialmente,a S.Excelencia o Sr.Presidente.

    A minha emocao desde daqui no exterior(Espanha),é grande ao ver o nosso país a andar na direcao avancada dos acontecimentos,no grau da economia e da sociedade.
    Sinto-me com privilégio de dirigir-me a sua senhoría,por uma situacao involuntaria:Sei que nao se lembrará do nosso primeiro encontro na academia militar em Cuba e hoje,no ano 2009,virtualmente desde do Reino da Espanha.Como pode ver,sua Excelencia,a minha área,é o conhecimento do mundo exterior,pelo que a minha participacao vai estar inserida nas questoes da cooperacao.
    Com base na nossa economia,necessitamos representantes comerciais importantes para a boa divulgacao das capacidades do país:Recursos em exploracao,por explorar,necessidades mercantis,etc.etc,posto que se produzimos mais,podemos reduzir substancialmente a nossa dívida externa e aumentar o bem estar da presente e futura geracao de mocambicanos.Pelo que o ministerio dos negócios estrangeiros,devia dotar a cada embaixada ou representacao diplomática,duas figuras principais:O embaixador e o adido comercial,e posteriormente o resto do pessoal necessário ou ainda,buscar outras técnicas de divulgaca.
    Muito obrigado e estou convencido da vitória.
    Engenheiro:Inácio Repolho

    ResponderEliminar
  32. Grande e bela iniciativa Sr. Presidente!

    Louvo bastante seu grandioso esforco em estar em permanente contacto com o povo, mas penso que esta sendo lento na tomada e efectivacao de decisoes tomadas.

    Virando um pouco a pagina, penso tb que no que respeita a democracia, estamos nos afundando um pouco, e na qualidade de Presidente da Republica de Mocambique, ao msnos devia agir no sentido de colmatar as matancas dos pequenos partidos politicos nascendo para complementar (presumo) o trabalho do partido no poder.

    A problematica que se esta a viver hoje em Mocambique (na arena politica) se deve ao facto de o Conselho Constitucional chumbar as candidaturas de partidos serios como eh o caso do novo MDM, porque nao dar chance as estrelas do futuro?
    ...
    Avante, pelo menos no combate a corrupcao...

    ResponderEliminar
  33. Boa iniciativa está! Já não era sem tempo! Entretanto, tenho uma questão ao candidato da Frelimo. Se de facto está interessado em fazer conhecer suas ideias, porque não aceita um debate publico numa das nossas estações televisivas, com outros candidatos da oposição, sobretudo com Afonso Dhlakama, que já o desafiou publicamente?

    ResponderEliminar
  34. Caro candidato, acho que a iniciativa e nobre e inteligente. Espero que seja um meio e um espaco de dialogo e de interacao. Agora acho que este espaco poderia ter sido criado a bastante tempo. E nao agora na campanha eleitoral!

    ResponderEliminar
  35. Camarada Guebuza

    As acções são evidentes. Avante.

    ResponderEliminar
  36. ESTA INICIATIVA VEM PROVAR QUE O CAMARADA PRESIDENTE É UM GRANDE HOMEM DISPOSTO A COLHER TODAS AS SENSIBILIDADES.PARABENS
    AVANCE E NAO RECUA

    ResponderEliminar
  37. Quer em reacção ao texto introdutório como em reacção à minha visão sobre emprego geraram-se comentários e conselhos de grande qualidade e expressiva diversidade. Na leitura de cada uma das postagens convenço-me que tenho aqui mais uma oportunidade para sentir o pulsar do coração moçambicano, no país e no estrangeiro, especialmente porque não debatem apenas comigo mas também com os outros internautas neste blog. Constatei que eu e os internautas moçambicanos partilhamos o orgulho de sermos moçambicanos e o sentimento de que só a nós cabe desenvolver Moçambique. Senti que como eu e a FRELIMO os internautas querem andar mais depressa, querem que Moçambique aumente a sua capacidade de gerar receitas, de se industrializar e de ter mais gente formada, aos vários níveis.

    Não postei este comentário para concluir o debate mas para destacar que emergem desta nossa interacção o seguinte:

    A educação é uma chave para o emprego e para o auto-emprego – alguns internautas trouxeram interessantes citações e referências e deram destaque ao ensino profissional de crescente qualidade;
    A reforma do sector público, ao contribuir para um melhor ambiente de negócios, atrai mais investimento nacional e estrangeiro e gera emprego e riqueza para o país;
    A descentralização, ao libertar iniciativas criadoras em todos os cantos do nosso belo Moçambique, cataliza as actividades económicas e consequente geração de emprego;
    Mais particularmente, os 7 milhões são uma aposta certa para alavancar a actividade económica nas zonas rurais criando, deste modo, emprego directo e indirecto;
    A Revolução Verde, vista na sua múltipla dimensão de pesquisa e aplicação de novas tecnologias, sementes e práticas, extensão agrária, irrigação, processamento e comercialização, é um estímulo para uma maior valorização da actividade agrícola, base de sustento para milhões de moçambicanos. Esta nossa opção dá mais qualidade à ocupação produtiva no campo, aumentando a sua capacidade de gerar riqueza e um nível de vida cada vez mais digno ao nosso povo.
    A cooperação e a solidariedade internacionais são um importante vector de apoio ao empenho e desempenho dos moçambicanos na luta pelo seu próprio desenvolvimento.
    Estas são algumas das constatações deste debate que daqui de Murrupula, Nampula, minha terra natal, onde hoje me encontro quis partilhar com os meus compatriotas. Reitero que acho o debate muito interessante pois em cada postagem encontro importantes lições para aprimorar a estratégia multi-sectorial de geração de emprego. Continuemos pois a debater esta questão tão importante na vida da juventude, o futuro da Nação Moçambicana. Aguardo por mais intervenções, ensinamentos e conselhos antes de concluir este tema e abrir um outro.


    Armando Emílio Guebuza

    ResponderEliminar
  38. Caro Presidente,
    O seu comentario diz tudo acerca da sua paixao para oi desenvolvimento de Mocambique mas tambem inteagir com a juventude mocambicana.

    Na verdade, este nova forma de governacao e dialogo vai ecurtar a distancia e acelerar o envio das nossas ideais para si e o seu governo.

    Ficamos sem palavras em ouvir que de Murrupula na provincia de Nampula, consegue ter um tempinho para responder as perguntas e suggestoes.

    A luta continua...

    ResponderEliminar
  39. Camarada Presidente Guebuza, admiro muito a sua capacidade de saber ouvir e, quando fizer algo que nao esteja bem, saber reconhecer e corrigir. Agradecia que no seu espirito como o de bom professor, transmita a mesma dinamica a vasta equipa que dirige, a lutar pela mesma causa de tirar o Homem Mocambicano das condicoes menos humanas para as condicoes mais humanas. Por parte de Deus, lhe seja dado a Sabedoria e Robuztez para vencer no que acredita ser possivel e que estamos juntos ate ao bom porto. Boa sorte

    ResponderEliminar
  40. Sr. Presidente, louvo a sua iniciativa e gostaria de participar neste debate sobre o emprego enfatizando que devemos pensar na mudança de mentalidade e lutar para que não se busque o emprego (entendido como lá onde o patrão tem deveres e o empregado direitos) mas que cada moçambicano busque o trabalho. somos muitos que ainda não entendemos que o mais importante não é ter um emprego, mas sim ter disposição e trabalhar e produzir.Muitos dos jovens que se formam iniciam logo após a formação uma maratona para pedir emprego. Que significa pedir emprego? instalar-se num serviço público e receber um x no final do mês, ter salário e férias garantidas. penso que temos um caminho a andar: além de nos formarmos para ser inventivos, fazedores de emprego, produtores e inventores de meios e caminhos de produção devemos nos convencer de que precisamos amar o trabalho e perceber quão é belo trabalhar e transformar positivamente nossa vida e a dos outros. Para isso precisamos incentivos (já há alguns por parte dos governos locais...) precisamos de maior proteção, a todos os níveis, para os empreendedores jovens e menos jovens, precisamos crescer no amor ao trabalho.
    quando se viaja em Moçambique vê-se que a maior actividade nas cidas e pequenas vilas e mesmo nas aldeias é o comércio, mesmo informal. todos vendem e muito poucos produzem. O que é produzido tem dificiente escoamento, quer porque não há estradas, não há compradores, não cilos, não há como proteger os cereais e os excedentes de produção...para quê produzir muito se depois não há como comercializar ou escoar? então vendemos o que não produzimos e o que conseguimos é mesmo circulação da moeda de de bens sem que isso se traduza em produção. Penso que devemos criar condições de trabalho em todos os sectores e um grande amor ao trabalho, graças à valorização do que se produz e dos que produzem.
    tenho dito.

    ResponderEliminar
  41. Camarada Presidente,

    Li o manifesto eleitoral e gostava que o nosso partido defini-se melhor as metas. Isto é, gostava de ver metas mesuráveis, julgo que desta forma poderiamos quantificar melhor a qualidade do trabalho do nosso governo.

    Alguns aspectos importantes a medir seriam:
    -Redução da pobreza absoluta em % (julgo que esta medida é baseada em vários aspectos)
    -Acesso a água potável em %
    -Acesso a serviços de saúde em %
    -Acesso ao ensino básico
    -Acesso a apoio social
    -Redução da taxa de prevalença do HIV
    -Redução da taxa de mortalidade infantil
    -Redução do crime
    -Taxa de alfabetização
    -Acesso a segurança social
    -Acesso a energia eléctrica
    -Acesso as telecomunicações e TICs
    -Kms de estrada por construir ou reconstruri
    -Investimentos em recuperação de infraestruturas como portos, linhas férreas, aeroportos, transportes marítimos...
    -Redução da dependência dos doadores
    -Receitas fiscais

    Estes são apenas alguns aspectos que merecem um plano mais mesurável, na base de estatísticas e de um benchmark definido na base da nossa realidade.

    Estamos consigo na luta contra pobreza e vigilantes pelo nosso Moçambique.

    Um abraço e força na campanha

    ResponderEliminar
  42. Frelizambezia30/09/09, 15:26

    Frelizambezia
    oi camaradas
    A Vitoria é nossa, a frelimo vai ganhar em tudo o país.
    Tenho pena dos que apoiam o Galo pois eles nem vão entrar no parlamento.
    Olha o MDM é formado por miudos politicos que tem ambição no poder, o que fez Daviz Simango?na beira nada.Viva Frelimooooo e Guebuzaaaaaa

    ResponderEliminar
  43. Selma Luis30/09/09, 20:46

    Excelência
    Parabéns pela criação do blogspot, isto retrata sua postura, atitude e seu poder na capacidade de liderar e inovar. Use sempre este perfil e se agarre com perseverança na força da mudança.
    As tarefas não são fáceis, mas lembre-se e inspire-se na luta de libertção, pois a luta continua hoje, não pela libertação colonial, mas sim pelo combate a probeza e bem estar de todos e todos moçambicanos.
    É de reflectir a problemática de fraca qualidade de ensino que é um mal enorme para sociedade, pois educação é alicerce para desenvolvimento dum pais, por conta disso sou de opinião a uma rápida estratégia a boa qualidade de professores, e que as áreas técnico-profissionais, artes oficios sejam mais abrangentes aos distritos.
    Sinto também a necessidade apelar uma reflexão para possíveis soluções sobre a problemática do emprego falta de oportunidade(condições para próprio negocio) no seio da juventude, dentro da corrupção burocracia que se vive no pais.
    Avante, avante , Presidente Armando Guebuza

    ResponderEliminar
  44. Pedro Tomo01/10/09, 08:36

    Ex.mo Senhor Presidente Guebuza
    Junto-me ao coro dos que lhe felicitam por esta brilhante forma de ampliar verdadeiramente as formas de participacão do povo na aceleracão da luta contra a pobreza em Mocambique. Aproveito a singular oportunidade para expressar algumas ideias sobre como aprofundar a promocao do emprego em Mocambique com base nas nossas proprias capacidades como país e como povo.
    Devemos fazer um maior uso da energia eléctrica e da implantacão das tecnologias de informacão e comunicacão em curso no país para adicionar ao visível esforco de expansão do ensino técnico-profissional, o treino em matérias práticas de gestão de pequenos negócios e de pequenas empresas através da Rádio e Televisão públicas (ex. cálculo de precos e de margens de comercializacão; promocões; elaboracão de estudos de mercado, planos de negócios e estudos de viabilidade; obtencão e gestão de créditos bancários; criacão de empresas; pontos críticos da Lei do trabalho para melhorar a gestão de recursos humanos; contratacão de servicos ao Estado; etc). Estes meios de comunicacão devem ser também usados para ampliar o acesso a conhecimentos técnicos pela populacão (a prática da apicultura, avicultura, horticultura, fruticultura, etc).
    A energia eléctrica nos distritos deveria ser acompanhada da rápida industrializacão destes através de accões promocionais de equipamentos para pequenas indústrias em funcão das potencialidades descritas nos Perfis de Desenvolvimento Distritais, de modo a despertar o interesse da populacão na exploracão das suas riquezas, muitas vezes ociosas.
    A terminar, Excia, permita-me comentar que mais do que expandir a rede de extensionistas agrários como forma de potenciar a producão agrária, precisamos de especializá-los em funcão do potencial e limitantes agro-ecológicas das suas zonas de actuacão.
    Quanto ao resto, está no bom caminho, Senhor Presidente, razão pela qual acredito que a 28 de Outubro o povo lhe irá confiar um novo mandato. Bem haja, Senhor Presidente.

    ResponderEliminar
  45. Frelizambezia01/10/09, 09:42

    Camaradas
    Já notaram que em Moçambique não existe um partido organizado como a FRELIMO. Ora vejamos o partido do Galo falou tanto e remeteu a queixa no CC e lá vieram a tona mais revelações sobre o GALO que pensou ia adrabar os juizes.Afinal os membros de MDM não são serios? Que pena se ate para um simples processo não conseguem organizarem será que podem governar um país?
    Eu tenho muita pena os alunos de ISMAEL MUSSA, Golaço e outros que estão a apoiar o Galo pois que educação transmitem? O famoso mulato de MDM Mussa que aparece como o melhor emtrepete das leis caiu a sua mascara com o acordão do CC.
    Um conselho para o viana. Moçambique não é link que nem soubeste organizar.
    Massango não tenho nada a dizer pois voce nem tem casa para gerir.
    Estes conselhos e dicas são para os que apoiam estes partidos.
    Em suma: Frelimo ganha e Guebuza será o nosso presidente.

    ResponderEliminar
  46. Frelizambezia01/10/09, 09:52

    Guebuza oiiiiiiiiiiiiiiiii
    Frelimo oiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
    A Vitoria é nossa camaradas.
    Teremos a maioria no parlamento.
    A FRELIMO FEZ E FARA
    VAMOS VOTAR NA FRELIMO CAMARADAS.

    ResponderEliminar
  47. Como tantos compatriotas meus o fizeram, quero tambem louvar a iniciativa, e fazer votos para que seja tambem esta uma janela pela qual continuaremos a trocar impressoes com V. Excias.

    Em plena campanha eleitoral e salutar trazer para reflexao aspectos de oredem social, que infelizmente de apoquentam.

    Reconhecendo a gradenza do trabalho ja por voz realizado, nao creio que seja tudo o que de base seja necessario para o povo mocambicano.

    a expansao da energia, agua e habitacao, aparecem como realizacoes nao orientadas, elas acontecem por si, depois o estado vai atraz para remedear as lacunas, o que nao traz resultados.

    Um projecto iniciado em 2006 no Bairro de Ndlavela Municipio de Matola, de instalacao de nova rede de energia, ficou abandonado, deixando para la postes que custaram muito dinheiro. consequencia,as pessoas se espatam quando se fala que a energia de cahora Bassa e uma realidade no pais.

    Como povo vamos votar, mas fica em nos a iquietacao por causa dessa incossequencia dos projectos.

    Hoje e tudo brevemente estarei por aqui para outros assunto.

    Boa Sorte

    De Eliseu Chiandela

    ResponderEliminar
  48. Exmo Senhor Presidente, queira por favor de aceitar as minhas felicitações por esta iniciativa, a interação com os eleitores por esta via. Permita-me ainda senhor presidente colocar algumas preocupações:
    1. O combate a pobreza pressupõe a satisfação das necessidades mais elementares das pessoas, em primeiro lugar, o acesso a água potável e saneamento adequado são parte desses serviços básicos. Sem água não há vida.
    Todavia o manifesto do Partido não põe a devida ênfase neste elemento. Como combater a pobreza dos nossos compatriotas sem se satisfazer estas necessidades básicas? Como reter as raparigas na escola sem que elas tenham fácil acesso a água potável? Como dignificar as nossas mães, esposas, irmãs e filhas com o fecalismo a céu aberto-Saneamento inadequado?

    2. O informe nr5 de Novembro de 2008 produzido pela FDC e UNICEF apresenta um quadro no qual o sector de Água e Saneamento depende quase que 90% de doadores.Será indicativo de que o governo não considera priopriotário este sector?
    3. O mesmo informe confirma que o sector ainda se apresenta heterogéneo com vários intervenientes.
    - Moçambique esteve representado na Conferência Africana de eTikwini (Durban) em Fevereiro de 2008 e assinou a declaração na qual entre outros assuntos deveria haver um organismo que liderasse o saneamento, não sei se isso será parte do seu próximo governo?
    4. Os dados de desempenho do sector de água tem causado muita controvérsia. A nível do país (do ponto de vista das estatísticas) já atingimos os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, mas ao nivel das Nações Unidas continuamos na zona vermelha no grupo dos países que não vão consiguir atingir as metas do milénio. O que o senhor presidente vai fazer no mandato que se avizinha, de modo a que os dados de cobertura de água assim como de saneamento sejam harmonizados [internamente entre diferentes actores (DNA, INE)e externamente alinhados com os parâmetros das Nações Unidas de que Moçambique é membro.

    Artur Matavele

    ResponderEliminar
  49. Sr.Presidente de todos os moçambicanos, antecipadamente, agradeço e admiro a sua coragem de se expor ao país e ao mundo facto que não é nada comum entre nós cá em África e quiçá, no mundo. Por tudo isto, tenho e sinto orgulho enorme de fazer parte do povo que V.Excia, mesmo de baixo de muitos obstáculos, tem sabido ultrapassá-los ensinando o seu povo a se valorizar e sentir orgulho de ser moçambicano.
    Nesta minha primeira interacção com vossa excelência quero simplesmente parabenizá-lo pela iniciativa e encorajá-lo a prosseguir firme à sua vitória e da Frelimo no presente pleito eleitoral.

    A vitória é certa.....
    Força Camarada Presidente.


    Júlio Cumbula

    ResponderEliminar
  50. Senhor Presidente

    A tua simplicidade e o carinho que tens com o seu povo, marca a diferença com os outros candidatos, pois, nos seus discursos nunca ouvi palavras que contenham discriminaçao entre moçambicanos, incitaçao a violencia ou atacar os seus opositores.
    Força A Vitoria e Nossa.
    DE SALANGA

    ResponderEliminar
  51. Senhor Presidente
    Em cada fase da nossa história a Frelimo tem sabido encontrar o líder certo. Guebuza é um desses líderes. Estamos todos de parabéns. Por isso, vamos todos votar pela Frelimo e pelo Guebuza.
    A vitória é certa!

    ResponderEliminar
  52. Camarada Presidente,

    Li e reli atentamente o seu Compromisso pessoal, como candidato presidencial.
    Dessa leitura nasceu este poema que gostaria de partilhá-lo aqui com os internautas:


    O teu compromisso,
    Camarada Presidente,
    É dum filho de África
    Que desde a sua mocidade
    Entregou-se ao sonho
    Dos moçambicanos
    E da sua geografia.

    O teu compromisso,
    Camarada Presidente,
    Alteia a nossa auto-estima
    E estimula sobretudo
    A nossa auto-superação.

    O teu compromisso,
    Camarada Presidente,
    Reacende a urgência de viver
    O destino que se esconde
    Nas nossas próprias mãos.

    O teu compromisso,
    Camarada Presidente,
    É a certeza que se renova,
    Constantemente,
    Na nossa querença colectiva.


    Bem-haja, Camarada Presidente.
    A vitória é certa!

    Armando Artur

    ResponderEliminar
  53. senhor presidentwe, nao ha muitas palavras por comentar apenas desejar-te boa sorte na corrida elitoral

    ResponderEliminar
  54. a vitoria e oque agente da frelimo espera, nao e?

    ResponderEliminar
  55. Quem me dera ser poeta para resumir tao bem o pensamento politico do presidente Guebuza, como fez o autor do poema acima. maravilhoso. Boa sorte Presidente. A vitoria e certa.

    ResponderEliminar
  56. Senhor Presidente!
    Excelencia:
    Hoje é um dia especial para o país e para o sr.Armando Emílio Guebuza,pessoalmente,porque a missao de conseguir a paz,foi alcancada devido a sua forca de vontade e energias entregadas para o bem da pátria de que é hoje presidente.Pelo que minhas felicitacoes a sua digna pessoa e equipe,daquele entao.
    A consolidacao dessa paz de que disfrutamos hoje,passa pela consolidaccao da DEMOCRACIA.
    As eleicoes sao parte da manifestacao da democracia e é por isso,devería sua Excelencia dinamizar o PARTIDO FRELIMO,como partido governante,de encarar a realidade dos partidos politicos Mocambicanos e a sua participacao nas eleicoes de forma justa e legal possíveís.
    A FRELIMO de Eduardo C.Mondlane,é a que libertou o país do jugo colonial;A frelimo de Armando Emílio Guebuza,estou convencido como dialogante que foi e que é,democratizará o país nos termos em que toda a sociedade,se sentirá representada,por suas opcoes políticas no contesto das futuras eleicoes,post 2009.
    VIVA A FRELIMO E VIVA A FRELIMO PARTIDO GOVERNANTE.
    GUEBUZA PRESIDENTE!A vitória é certa.

    ResponderEliminar
  57. Tagir Assimo Carimo - Pemba08/10/09, 09:24

    Camarada Presidente!
    Nao é facil construir e colocar nos carris um pais que foi duramente dilacerado por uma guerra subtil que durou 16 anos e deitou por fora muitos sonhos de Jovens Moçambicanos, destruiu, matou e cortou veias ao nosso belo Moçambique. Hoje o nosso pais, com apenas 18 anos de socego está se erguendo dos escombros da guerra que todos nós queremos esquecer. O nosso pais ja é uma referencia a nivel regional e internacional como um pais que regista de ano a ano um crescimento significativo. Todavia, apesar do esforço notavel que S.Excia tem demostrado aos olhos de quem quer ver, sinto que ainda ha muita coisa por se fazer. Reflita mais sobre politicas direccionadas a Juventude no que diz respeito a habitaçao e formaçao vocacional dos Jovens, para que depois dem sairem das Universidades, nao sejam pedintes de emprego mas sim grandes propulsores de empreendedorismo economico e para tal urge pensar-se urgentemente uma especie de credito para iniciativas inovadoras vindas dos Jovens, se tomarmos em conta que a vontade de fazer deve ser acompanhada com recursos para o feito. Meus parabens pela dinamica e faço votos para que tenha muita saude, porque Moçambique precisa de um homem do calibre de S.Excia, cheio de visao e principalmente persistente naquilo que acredita.
    Bem Haja S.Excia.
    Nós Jovens de Cabo Delgado estamos consigo, ontem, hoje, amanha e sempre.

    Tagir Assimo Carimo - Pemba

    ResponderEliminar
  58. Viriato Muianga11/10/09, 12:19

    Sr. Presidente,

    Transmito-lhe os meus parabens pela coragem de ter aceite o desafio de interagir conosco, seus compatriotas, sobre as várias questões da vida do nosso maravilhoso País!

    Não sei como fazer, mas gostaria de saber qual é a sua visão sobre a problemática do Ensino Superior no nosso País, para o seu próximo mandato governamental. Isto, tendo em conta os factores seguintes:
    - onorisidade do ensino superior em geral;
    - pobreza na maioria dos concidadãos aspirantes a tal sonho.

    Preocupa-me sobremaneira o facto de a Universidade Eduardo Mondlane estar neste momento a cobrar USD200 ou 5.000,00MT por mês para cursos técnicos superiores pós-laborais. Aliás, situação esta que me levou a alugar a minha casa e ir viver numa dependência exígua para poder custear a frequência de minha filha no curso de Engenharia Informática.
    Uma irmã minha confidenciou-me, um desses dias, que uma certa individualidade lhe disse uma vez que “A IGNORÂNCIA É MUITO CARA, TANTO PARA A PESSOA EM SI QUANTO PARA O PAÍS”. Eu concordo plenamente! E creio que o Sr. Presidente também! Assim sendo, como fazer com que haja ganhos para o cidadão e para a Nacão?

    Respeitosos cumprimentos.
    Viriato Muianga
    Cidade de Maputo

    ResponderEliminar
  59. Sinta cumprimentado Sr. Presidente
    Tenho a agradecer pela sua iniciativa, de uma gornação diferente... aberta.
    Sua iniciativa de sete milhões e outros.
    Tenho certeza que será próximo presidente da republica, porque pode contar comigo.
    Queria fazer saber a minha preocupação relaccionado com habitação.


    Sr. Presidente.
    Gostaria que no próximo quinquénio houvesse uma politica de habitação para os jovens.
    Que funcianasse como INSS.
    Onde o jovem segundo a condição de vida, podesse viver em sua casa, mas pagando paulatinamente até a sua velhice.
    De tal maneira, pelo menos os filhos cresceriam com um problema básico resolvido que é habitação.

    Falo particularmente por Técnicos jovens funcionarios do estado.

    Agradeço pela oportunidade.
    Muito obrigado

    ResponderEliminar
  60. Queremos um website permanente que mantera esta nova forma de presidencia aberta e inclusiva

    ResponderEliminar
  61. Com muito apreço e consideração, aprecio seu gesto Sr. Presidente. Com iniciativas/aberturas como esta tornaremos Moçambique e os Moçambicanos o exemplo de interacção no Mundo. Esta aparição mostra vontade em dialogar e espero que todos possamos ser e ter um dia o "Moçambique que sonhamos". Bem haja.

    Ali Matine

    ResponderEliminar
  62. Forca cda Presidente. Nos da FRELIMO orgulhamos do teu trabalho. vem 28, nos vamos celebrar. Embora na diaspora, creio que nao estamos esquecidos pois a diaspora nao se faz representar apenas no parlamento, precisa de fazer parte do fazer.

    Como Frelimo sabemos o quao cumprimos o que prometemos. Mas precisamos de fazer mais sobretudo no acesso ao Fundo de Desenvolvimento das Iniciativas Locais Vulgos 7 milhoes e Antigos Combatentes.

    A vitoria nossa pois organizamo-nos e preparamo-nos.
    Forca Excelencia!

    Joao Machatine Ndlovu
    Addis Abeba
    Etiopia

    ResponderEliminar
  63. Parabéns Excelencia!
    Hoje acaba o día do namoro com o nosso querido POVO MOCAMBICANO!O dia 28 de Outubro vai renovar o matrimonio com o seu querido Povo.O matrimonio é diferente do namoro,portanto é momento para estar preparado,para esse día,que estou convencido de que está devido a experiencia já adquirida.
    Em nome dos meus compatriotas e nao compatriotas cá no reino da Espanha,Vos desejamos antecipadamente as nossas felicitacoes!
    Patria ou Morte,VENCEREMOS as eleicoes!
    Inácio repolho

    ResponderEliminar
  64. Eliseu Chiandela29/10/09, 13:24

    Camarada Armando Guebuza,

    na ressaca das quartas eleicoes gerais do pais, cumpre-me o dever de, mesmo com ousadia antecipada, parabendizar V. Excias, pela diatera que se vislumbra na contagem dos votos.

    na esperanca de que o manifesto por vossa excelencia apresentado, se transforme num programa que vai permitir colocar Mocambique na rota dos paises em desenvolvilento.

    mais do que ninguem e do conhecimento de V. Excelencia, a diversidade de problemas que apoquentam o pais, tais ja assumidos como desafios a combater, contudo, nao deixaria de tecer algumas visoes minhas:

    o desenvolveimento do pais deve ser orientado, memso perante uma economia livre, ha que o estado e o governo fazer a provisao das necessidade e estabelecer as ofertas.

    sou da opiniao de uma proteccao da producao industrial de mocambique e consequentimente, estimular o desempenho economico do pais, nao podemos viver mais de dependencia, este e principal caminho para a subida do nosso PIB.

    deve-se reativar as industrias nacionais que por motivos diversos, principalmente concorrenciais, faliram, a minha opiniais e reactivar e ou redimensionar a medida das necessidades actuais, e o estado joga um papel importante nesse aspecto, proteger a nossa industria.

    sem deixar de lado a importancia da agricultura pois esta e a primeira area na qual deve se apostar, e preciso que, no ambito de orientar o desenvolvimento, proteger as terras potencialmente agricolas, contrariando o que hoje e visivel, da sua lapidacao, ocupacao com quintas enormes sem nenhum proveito nem uso. aqui a questao de zoneamento e muito importante, o estado deve identificar e proteger essas terras.


    mais uma vez, digo que a liberalizacao economica nao pode eximir o estado orientar a fixacao de precos, devendo estes serem controlados, o que muitas das vezes nao acontece, ha especulacoes, e o governo nao sai em socorro do cidadao.

    um exemplo claro e quando ha carrencia de cimento, os precos disparam a precos exorbitantes, sem nenhum motivo, e isto acontece tambem nos produtos alimentares.

    parecendo que ja falei de mais, vou parar por aqui, fazendo votos de que os proximos cinco anos sejam coroados d exitos, e que sob a direccao de vossa excelencia, nao haja nenhum mocambicano que durma sem comer nada.


    felicidades e parabens Guebuza

    Eliseu Chiandela

    ResponderEliminar
  65. caro Presidente de todos nos

    a minha preucupacao e com a METAL AFRICA que passam quase 5anos e ainda nao foi resolvido o problema do mais de 100 chefe de familias.
    eles ja redigiram uma reclamacao a vossa excia, ao AR, procuradoria pelo GCC,JORNAIS, mais ainda nao tem luz no fundo do tunel.

    ResponderEliminar
  66. É PELA PRIMEIRA VEZ QUE VISITO ESTE BLOG. MAS ESTOU MAIS SATISFEITO DO QUE NUNCA AO PODE DAR MEU COMENTÁRIO AO CAMARADA PRESIDENTE. ISTO REVELA QUE O SONHO ESTÁ MAIS CONCRETIZADO DEMOCRATICAMENTE, ONDE EU DA ÚLTIMA CAMADA TENHO OPORTUNIDADES. CONTINUE NA PRESIDÊNCIA ABERTA E NA FISCALIZAÇÃO DO EXECUTIVO. EM POUCO TEMPO CONDUZIU ESTA BELA PÁTRIA NUM VERDADEIRO ESTADO DE DIREITO E DEMOCRÁTICO. GOSTEI QUANDO BEBE AQUELA ÁGUA LÁ NA MINHA TERRA NAQUELES COPOS ANTIGOS. VIVA CAMARADA PRESIDENTE PELA INOVAÇÃO

    ResponderEliminar
  67. Camarada obrigado pela atenção que deu a nossa sugestão, espero eu que, oportunamente de frutos e que os frutos estejam já nos olhos da sociedade

    ResponderEliminar
  68. S.Excia.Sr.Presidente da República de Moçambique;
    Sua Excelencia Populaçao e Povo Moçambicanos.
    Achei estranho que esta digna iniciativa de conexao com o Povo,fosse uma questao permanente,por isso me dirijo á V.Excia.,para pedir um esforço último na consecuçao da Unidade e Reconciliaçao,Nacionais,visto que o nosso País,nem fabrica e nem vende armas de nenhuma classe,sim, fabrica pepinos,melancias,couves,tomates,coco,camarao,etc,etc.
    Por isso encaro a necessidade da Reconciliaçao,porque em Moçambique todos somos necessários e nenguém tem mais força que ninguém,excepto os fabricantes de minas,bazucas,metralhadoras,estao tristes,porque nós nao estamos sendo os Sírios,Líbios e até Egípcios.
    Portanto,quero louvar as Vossas últimas atitudes em relaçao á oposiçao (Renamo).Esse é o caminho.Ultimamente,estou em contacto com empresas que tensionam investir no país,nas áreas da agricultura,construcçao e educaçao.E pedem-me informaçoes de segurança dos seus investimentos de medio e longo prazos:Estabilidade Política.
    Quero agradecer,antecipadamente,á S.Excia.Sr. Presidente e estou convencido,que nao daremos ocasiao de negócios diferentes do que da Paz.
    A luta continua.

    ResponderEliminar