14/01/2010

Discurso de Investidura de Armando Emilio Guebuza - 14/01/2010






Descentralização:
Promovendo a cidadania, a boa governação e a luta contra a pobreza  



1. Introdução

É com muita emoção que nos dirigimos a todos vós, caros compatriotas, no País e no exterior, e aos nossos dignatários estrangeiros, por ocasião deste acto solene da nossa investidura. Uma saudação especial vai para os Senhores Chefes de Estado e de Governo que decidiram priorizar a sua participação nesta cerimónia, numa inequívoca expressão de amizade e estima pelo Povo Moçambicano e em sinal das excelentes relações entre o nosso Moçambique e os seus países. A vossa presença, Senhores Chefes de Estado e de Governo, que muito nos honra, é digna do nosso maior apreço. Muito obrigado por terem aceite o nosso convite.
Com este acto solene de investidura, acabamos de assumir o compromisso de honra de voltar a liderar os destinos do heróico Povo Moçambicano nos próximos cinco anos. Queremos usar esta oportunidade para, uma vez mais, saudar o nosso maravilhoso Povo pelo elevado nível de civismo, de maturidade política e de reiterado compromisso com a democracia multipartidária e o Estado de Direito Democrático que demonstrou ao longo da campanha eleitoral e no dia da votação.
Orgulhamo-nos de pertencer a um Povo com estas qualidades especiais, um Povo com aguçada sabedoria e profunda visão. Este é um Povo que nos inspira na nossa acção política, estrutura e corporiza a nossa visão de um Moçambique próspero, sempre unido, em paz e com crescente prestígio no concerto das nações.


2. A mensagem para a campanha eleitoral

Levamos ao eleitorado a mensagem da nossa disponibilidade de continuarmos a liderar o maravilhoso Povo Moçambicano na luta que trava contra a pobreza. Ao fazermos da luta contra a pobreza nosso estandarte eleitoral, fomos para além da simples e óbvia constatação de que a pobreza é um problema, um mal que flagela os moçambicanos, homens e mulheres, no campo e na cidade, do Rovuma ao Maputo e do Índico ao Zumbo.
Na interacção com o nosso Povo diagnosticámos as causas deste confrangedor e degradante fenómeno  e enfatizámos que tínhamos apenas duas escolhas: ou resignarmo-nos, assumindo que a pobreza é um mal invencível, ou armarmo-nos da nossa auto-estima e lutar para o fazer recuar até passar à História. Articulamos, acima de tudo, certezas de que um Povo com um palmarés de vitórias como o nosso, estava em condições de continuar a usar criativamente o seu génio e as suas mãos dextras para vencer este mal.
Não foram apenas os apoiantes do partido vencedor que acreditaram nesta nossa mensagem, pois os resultados eleitorais demonstram que no nosso Moçambique a vontade de lutar contra a pobreza ultrapassa as cores político-partidárias. Assim, e com este capital de confiança e de legitimidade, queremos exortar a Nação Moçambicana que assuma que é chegado o momento de secundarizarmos as diferenças políticas que caracterizaram a competição pelo voto e dedicarmo-nos à luta contra a pobreza, com todas as nossas energias, a epopeia de um Povo que quer e sabe que pode e que está a vencer este flagelo.
Reafirmamos que, nós próprios, seremos o Presidente de todos os moçambicanos e o nosso governo, cuja composição anunciaremos em breve, vai respeitar e fazer respeitar o Estado de Direito Democrático e de Justiça Social, baseado no pluralismo político e de expressão, no respeito e garantia dos direitos e liberdades fundamentais de todos os cidadãos, independentemente de qualquer circunstância que os diferencie, assegurando igualdade de oportunidades.


3. Balanço do Quinquénio

O quinquénio que termina com esta cerimónia de investidura foi expressivo em realizações. A auto-estima do moçambicano, o seu orgulho pela sua história, cultura e feitos cristalizou-se. Tecendo-se nas malhas destas virtudes, o moçambicano aumentou a sua auto-confiança e gerou mais energias que despoletaram as suas natas, mas adormecidas capacidades de realização. 
A Unidade Nacional consolidou-se ao longo deste quinquénio e mais compatriotas nossos sentiram-se encorajados a inserir-se política, social e economicamente em qualquer espaço do nosso solo pátrio. Com a Unidade Nacional, cresceu o sentido de Pátria, o amor pelos nossos símbolos e valores da moçambicanidade.
À extensão e largura do nosso belo Moçambique erguem-se outras realizações, marcos deste quinquénio. Temos mais locais onde antes sobressaíam escolas de construção precária e hoje funcionam escolas em alvenaria; Temos mais locais onde antes funcionavam instalações de saúde degradadas e hoje reluzem unidades sanitárias reabilitadas e com mais pessoal e logística; Temos mais locais onde antes a água potável era uma miragem e hoje jorra nos fontenários e nas torneiras, todo o dia, todos os dias; Temos mais locais onde o acesso ao computador era dependente da ligação nocturna do gerador e hoje os funcionários já não precisam de fazer horas extras para aceder a estas e a outras tecnologias de informação e comunicação pois a energia está disponível nas 24 horas do dia; Temos mais locais que eram descampados, povoados de ruínas ou de construções precárias e onde hoje se erguem residências, escritórios e outras infra-estruturas sociais e económicas que emprestam a sua imponência e beleza ao nosso já belo Moçambique; Temos mais locais onde pouco havia para fazer e hoje geram-se muitos postos de emprego, em cascata, graças ao investimento público e privado e à descentralização de recursos; Temos mais locais para onde viajar deixou de ser um martírio, um  risco ou uma incerteza do tempo de chegada porque a reabilitação de estradas, pontes e ferrovias permite uma circulação em segurança e comodidade e com o viajante comunicável através da telefonia móvel.
Os 7 milhões operaram mudanças de vulto nos distritos. Em algumas zonas onde havia fome, hoje, o nosso sempre laborioso Povo clama por mercados para comercializar os seus excedentes. Clama por instituições financeiras para depositar as suas poupanças ou para buscar recursos financeiros para ampliar os seus negócios. Nalgumas zonas, a bicicleta e a motorizada já não são novidade. Nem o é a oficina onde estes meios de transporte são reparados. A novidade passou a ser a loja de venda dos seus acessórios.
Moçambique marchou, a passo acelerado. A pobreza, essa, recuou, consideravelmente.


4. Traduzindo o Compromissos eleitorais em programas

Queremos reafirmar que vamos cumprir com as nossas promessas eleitorais. Reiteramos este compromisso, galvanizados pela sublime certeza de que, atrás de nós, temos os milhões de braços de moçambicanos e de amigos de Moçambique, todos puxando numa mesma direcção, formando uma única e imparável força, capaz de lograr feitos à medida da grandeza desta Pátria de Heróis. É também esta convicção que esperamos da parte daqueles que vão ter a oportunidade de integrar a nossa equipe restrita de trabalho, o Governo da República de Moçambique. Queremos que cada um deles, no seu quotidiano, se sinta desafiado a honrar a confiança que nele depositarmos, fazendo da implementação do nosso manifesto eleitoral sua prioridade primeira e da humildade e bem servir Moçambique e o seu Povo, sua prática do quotidiano.
Discorrendo sobre os nossos compromissos, gostaríamos de reiterar que vamos continuar a consolidar a Unidade Nacional entre os moçambicanos, do Rovuma ao Maputo e do Índico ao Zumbo. Para nós, a Unidade Nacional é o sangue que corre em todas as artérias da nossa sociedade, levando o oxigénio da esperança e da nossa insofismável vontade de vencer obstáculos. A Unidade Nacional é, sobretudo, o sangue que transporta as imunidades necessárias para que, como um Povo, como uma Nação, não desfaleçamos perante esses obstáculos.
Já o dissemos e voltamos a reafirmá-lo aqui. A única alternativa à Paz é a própria Paz. Com a paz, e aqui destacamos, e aqui destacamos o papel dos partidos políticos, da comunicação social, das confissões religiosas e de outras organizações da sociedade,  civil, com a paz, dizíamos nos abraçamos e sentimos a nossa irmandade a penetrar nas profundezas do âmago da nossa moçambicanidade, do nosso sistema de valores. Com a paz galvanizamo-nos para desenvolver a nossa Pátria Amada.
A Unidade Nacional e a Paz são fundamentos para a consolidação da democracia multipartidária em Moçambique. Neste contexto, convidamos a todos os partidos e coligações de partidos do nosso firmamento político e as suas lideranças e membros, as mulheres e os jovens, todos os moçambicanos, a participarem neste processo de consolidação da democracia multipartidária, um processo que também liberta diversas iniciativas criadoras para o sucesso dos nossos programas de desenvolvimento. Convidamos igualmente as organizações da sociedade civil, incluindo a comunicação social, a continuarem a dar o seu contributo no aprofundamento da nossa jovem e vibrante democracia multipartiadária.
Olhando para o nosso segundo compromisso, queremos deixar expresso que a luta contra a pobreza e pela cultura do trabalho vai assumir-se como um aspecto transversal, colocando-se no epicentro da nossa acção governativa. Em primeiro lugar, à nossa governação competirá a nobre missão de promover a diversificação das condições que permitam que o moçambicano aplique o seu saber para transformar os nossos abundantes recursos e oportunidades, que vamos continuar a criar, em alavancas para a melhoria das suas condições pessoais de vida. Queremos que cada um de nós celebre as pequenas vitórias que vai conquistando, no quotidiano, que lhe permitem identificar como o seu dia de hoje é melhor que o de ontem: Seja porque teve melhores notas; Seja porque concluiu uma pesquisa académica; Seja porque melhorou o aproveitamento dos seus alunos ou estudantes; Seja porque atendeu mais cidadãos na sua repartição ou unidade sanitária; Seja porque aumentou a sua produção agrária; Seja porque conseguiu melhorar as condições de higiene da sua banca; Seja porque adoptou novas tecnologias; Seja porque melhorou a sua própria habitação; Seja, enfim, porque identificou e explorou novas oportunidades.
Ainda neste contexto, vamos intensificar as nossas acções de luta contra a pobreza urbana, promovendo, como no campo, parcerias com o sector privado, as confissões religiosas e outras organizações da sociedade civil. Procuraremos, assim, encorajar os nossos compatriotas a organizarem-se em associações ou empresas, a enveredarem pela formação, de variada duração e especialidade, e a acreditarem que a melhoria das suas vidas, higiene e segurança nos seus locais de trabalho e de residência está ao seu alcance e depende, em primeiro lugar, de si próprios. Que basta que apostem na sua auto-estima e na auto-superação. A este respeito, agradecemos as valiosas contribuições que temos recebido dos nossos internautas sobre este e outros temas na nossa página na internet (www.armandoguebuza.blogspot.com).
Em segundo lugar, queremos que o moçambicano desperte, uma vez mais, para as múltiplas oportunidades de lutar contra a pobreza que os projectos e programas sociais e económicos que estamos a desenvolver lhe abrem. Referimo-nos às oportunidades que advêm dos investimentos públicos e privados que resultam e decorrem da electrificação rural, abastecimento de água, telecomunicações, expansão da rede escolar e do ensino superior, tecnologias de informação e comunicação, estradas, pontes e outras obras públicas. A Revolução Verde cria outra série de oportunidades na cadeia de valor da produção agrária, agro-processamento e comercialização.
O ano de 2010 é um ano capicua da Geração do 8 de Março. Ao longo destes 33 anos, esta geração, com o apoio e liderança da Geração do 25 de Setembro escreveu importantes páginas da nossa História: Assegurou a continuidade da actividade social e económica no alvor da nossa Independência Nacional; garantiu a formação de quadros e a defesa da soberania nacional; e contribuiu para o resgate da Paz.
Ainda neste quadro de luta contra a pobreza, vamos continuar a prestar atenção à resolução dos problemas dos desmobilizados de guerra. Temos certeza de que com o seu envolvimento e cooperação saberemos ultrapassar esses problemas.
Hoje emerge a Geração da Viragem. A geração cuja missão histórica é de lutar e vencer a pobreza. Para o sucesso nesta sua missão, ela conta com o conhecimento, a sagacidade e a visão da Geração do 25 de Setembro e da Geração do 8 de Março. Como a experiência no meio familiar e na sociedade nos ensina, nenhuma geração pode ter êxitos na sua missão fazendo do combate e vilipêndio das gerações anteriores sua agenda principal. Tudo o que a Geração do 25 de Setembro e a Geração do 8 de Março foram fazendo era e será sempre para a juventude e para as gerações vindouras. Referimo-nos, por exemplo, à educação, à saúde, aos transportes, à habitação e mesmo ao emprego no sector público e privado onde, em observância de uma série de critérios, são os jovens que dominam os ingressos. À Geração da Viragem, que, como a mulher, estará no epicento da nossa acção governativa, cabe dar expressão e substância ao nosso desiderato de ver o programa Made in Mozambique a assumir um carácter transversal na nossa governação e na nossa sociedade. 
No contexto da implementação do nosso quarto compromisso, boa governação e cultura de prestação de contas, vamos consolidar e ampliar a experiência da Presidência Aberta e Inclusiva. Vamos ainda continuar a promover uma justiça célere e cada vez mais próxima do cidadão e assegurar que mais actores da nossa sociedade, incluindo as organizações sócio profissionais, no campo e na cidade, sintam que são desafiados a darem o seu melhor na construção desta Pérola do Índico..
Na implementação deste compromisso também colocaremos acento tónico no processo de descentralização. Para nós descentralizar é confiar e capacitar; confiar e capacitar é responsabilizar; responsabilizar é incutir a cultura de prestação de contas e a transparência na gestão da coisa pública. Ao mesmo tempo, descentralizar é inculcar o sentido de cidadania, de pertença e de inclusão; é promover a boa governação e o envolvimento de mais moçambicanos na construção deste nosso belo Moçambique, o seu Moçambique, o Moçambique de todos e de cada um de nós. 
Em cumprimento do nosso quinto compromisso, vamos continuar a desenvolver acções para o reforço da nossa soberania. O papel que cabe às Forças de Defesa e Segurança de garantes da independência nacional, da preservação da soberania, da integridade territorial e da manutenção da lei e ordem continuará a ser promovido e valorizado. Prosseguiremos com a abordagem que faz do serviço militar uma das forjas da Unidade Nacional e da consciência patriótica dos jovens. Ele será complementado pelo serviço cívico que tem o condão de reforçar o espírito de voluntariado da nossa juventude e do seu amor pelo nosso maravilhoso Povo.
Continuaremos, igualmente, a tomar parte em missões de apoio à paz e de interesse público. Prosseguiremos, no mesmo quadro, com a nossa participação em mecanismos colectivos de segurança, a nível regional e internacional, como uma forma de reiterar o nosso empenho com a Paz e segurança mundiais. O nosso quinto compromisso prende-se com a prossecução de acções tendentes ao reforço da cooperação internacional. Neste contexto, continuaremos actores activos na SADC e na União Africana, lutando pelo triunfo dos ideais da integração da África Austral rumo à integração continental.
Continuaremos empenhados no reforço e contínua afirmação da CPLP no contexto da diplomacia internacional.
Aos nossos parceiros bilaterais, à família das Nações Unidas e às diversas Organizações Internacionais de que somos membros, entre eles, a Commonwealth, a ACP, o Movimento dos Não-Alinhados, a Organização Internacional da Francofonia e a Conferência Islâmica bem como aos nossos outros parceiros como a União Europeia as instituições financeiras, tais como o Banco Mundial, o Fundo Monetário Internacional, Banco Africano de Desensolvimento, o Banco Europeu de Desenvolvimento e o Banco Árabe para o Desenvolvimento Económico em África , reiteramos o nosso compromisso de continuarmos a trabalhar convosco e a valorizar o vosso empenho e apoio ao nosso desenvolvimento. Nesta parceria registámos sucessos no passado. Nesta parceria vamos registar sucessos no futuro.

5. Os desafios

Temos plena consciência dos desafios que despontam no horizonte. O caminho é longo e tortuoso. Os obstáculos ao nosso desenvolvimento, entre eles o burocratismo, o espírito de deixa-andar, a corrupção e o crime bem como as diferentes pandemias, entre elas o HIV/SIDA e a Malária, continuarão a merecer a nossa melhor atenção, com particular incidência através da continuação da formação de quadros, das reformas no sector público e do apoio à crescente melhoria do desempenho dos sectores da integrantes da administração da justiça. As mudanças climáticas e a crise económica e financeira são outros desafios que, como no quinquénio que hoje termina, devemos continuar a transformá-los em oportunidades de desenvolvimento. Por isso, vamos estimular a inovação, a proactividade, o empreendedorismo, a excelência, o rigor e a qualidade, assentes no espírito da auto-estima e da auto-superação. Vamos assegurar que o talento é acarinhado, premiado, exaltado e emulado. Nesta cruzada, vamos intensificar as acções tendentes a desencorajar a prática de mão-estendida, essa degradante atitude de querer depender de terceiros mesmo quando podemos, nós próprios, pensar, conceber e produzir e nesses terceiros buscar o complemento ou o enriquecimento das nossas acções.

6. Reiterando os agradecimentos

A todos os que deram a sua valiosa contribuição para o sucesso desta cerimónia vai a nossa expressão de reconhecimento e de gratidão. Muito obrigado Povo Moçambicano pela renovada e expressiva confiança.
Muito obrigado pela vossa atenção.

21 comentários:

  1. Está de parabéns a Comissão Organizadora da Cerimónia.

    No meu ponto de vista destaquei os seguintes aspectos inovadores:
    1. Declamação de Poemas com recurso a mais de 4 línguas nacionais, espelhando a nossa riqueza cultural;

    2. Transporte das personalidades convidadas nos nossos transportes públicos de Maputo;

    Todavia, a participação da Criança-dos continuadores podia ter sido melhor. Para além da sua presença nos grupos culturais e no momento de lançamento de balões podiam ter tido espaço para dirigirem alguma mensagem de saudação ao Presidente da República.

    Renovo sucessos ao novo mandato do Presidente Armando Guebuza,
    Hanhane

    ResponderEliminar
  2. Senhor Presidente da Republica,
    Excia,

    Permita-me felicita-lo por tres razoes principais:

    1-Pela eleicao e recente tomada de posse!
    2-Finalmente se ter juntado a nos, internautas! Como deve saber, Excia, ha um ditado popular que diz, 'antes tarde que nunca'!
    3-Por ter feito um discurso de tomada de posse que cobre mocambique de les a les! Oxala a pratica nos proximos 5 anos nao fuja da letra e do espirito do seu discurso!

    Para nao me alongar, nesta epistola que vai longa, permita-me partilhar consigo e com os internautas que visitam este espaco algumas reflexoes a volta do discurso de V. Excia, por ocasiao da tomada de posse!

    Por exiguidade de espaco (este espaco so aceita 4,096 caracteres) nao pude colocar o texto neste espaco, pelo que permita-me colocar o endereco do meu blogue onde podera ler na integra o conteudo: http//manueldearaujo.blogspot.com

    Como sabe Excia, a duvida metodica e um companheiro de que nao me abdico e uma lupa que me ajuda a ler onde haja pouca luz!

    Espero nao o te-lo ofendido, apenas fiz uso dos meus direitos constitucionais e inspirei-me na mensagem fundamental do seu discurso: a unidade nacional consubstanciada na auto-estima e nas gloriosas tradicoes historicas do nosso povo! E uma dessas tradicoes gloriosas historicas do nosso povo e o dialogo e a valorizacao do pensar diferente. Na minha pobre acepcao!

    Boa sorte e por favor leve-nos a bom porto!

    Um abraco patriotico das tepidas aguas de Zalala!

    Atenciosamente,

    Manuel de Araujo
    Cidadao
    NB. Espero que nao me leve a mal por ter partilhado este texto com os internautas que visitam meu blogue http//manueldearaujo.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Excia,

    Das palavras, dos actos, as acçoes vai sempre uma grande distancia. Porem ficou vincado neste discurso, o cometimento para que as realizaçoes se materialissem durante o quinquienio ora iniciado.

    Boa sorte e estamos juntos.

    A luta é continua!

    ResponderEliminar
  4. Senhor Presidente da Republica,

    Excia,

    Permita-me felicita-lo por mais uma eleição ao cargo de Presidente de todos os moçambicanos. Pude acompanhar ontem a cerimónia de tomada de posse e o discurso proferido por Sua Excia, Senhor Presidente. Mais uma vez vão os meus parabens! Fiquei bastante impressionado pelo discurso o que me fez constactar que Sua Excia realmente conhece as fragilidades e os desafios que os pais enfrenta. Diz um ditado popular que `a identificaçao do problema é meio caminho para a sua resolução`. Neste sentido, espero que Sua Excia, ao compor o proximo governo faça-o tendo em conta os desafios que o país enfrenta. O sector da agricultura a muito que espera pelo messias. Esperamos que seja desta. Estamos juntos!

    Celso Gusse.

    ResponderEliminar
  5. Sua Excelencia Senhor Presidente da República,

    Permita-me felicita-lo pelo discurso. Este é prova do quão o Camarada está atento aos problemas na nossa peroloa do indico.

    Dos varios aspectos que fez mensão no discurso, como jovém da geração da viragem, um aspecto novo, a "Pobreza Urbana", é um elemento que considero elemento que pode ser um vector de convulsões, pois é nestas urbes onde se concentra a maior parte da juventude. Esta juventude deve como Sua Excelência sabiamente o disse cultivar a cultura do trabalho como forma de muito abandonar a cultura de mão estendida. Espero que a geração da viragem tenha entendido muito bem esta mensagem. Moçambique tem muito espaço para o empreendidorismo e cabe a nós jovéns continuarmos com esta luta contra a pobreza absoluta de forma a por em pratica o manifesto do Partido Frelimo em todas as áreas que são focadas neste discurso para que em 2014 os resultados esperados estejam acima do esperado

    Parabéns Camarada Presidente
    Força, estamos consigo nesta luta, fazendo tudo para o combate a Pobreza Absoluta

    Rui Sitóe

    ResponderEliminar
  6. Exmo Senhor Presidente da Republica

    Permita-me antes de mais felicita-lo pela tao merecida eleicao e Por um discurso tao inclusivo.

    Senhor Presidente gostaria de expressar o meu modesto sentimento em relacao ao vosso discurso de investidura para mais um mandato como Presidente da Republica, como jovem que sou me senti integrado no seu discurso encorajador, me integrado nele, por um lado todo centro de discurso em torno da juventude, das oportunidades, da valorizacao dos talentos e sobre tudo por esta pagina que se abra com a geracao da viragem que gostaria de fazer parte dela. Por outra lado pela vontade de tambem atacar aquilo que V.Excia chamou de pobreza urbana, com essas palavras pela primeira vez senti que o nosso Presidente tambem pensa em nos os jovens que vivemos na cidade e nao temos muitos meios, nunca antes tinha aparecido alguem a pensar assim ou a fazer um trabalho em prol do jovem urbano, mesmo por isso agradeco.

    Minha questao Sr Presidente e saber se nos os jovem ditos urbanos estamos preparados para esta missao que quer nos submeter. Precisamos de nos unir, e ser aquela geracao interventiva, que realmente quer mudancas.

    Do meus lado digo que tal como a geracao de 25 de Setembro uniu-se e combateu o colonilismo portugues e a geracao de 8 de Marco uniu-se e profissionalizou o aparelho do Estado, nos que queremos ser os da geracao de viragem devemos nos unir e combater a pobreza em diversas frentes, e para nos as frentes sao os sector onde cada um de nos esta envolvido, como parte da geracao da viragem cada um de nos deve dar o maximo no seu sector, devemos despertar aqueles talentos de que nos ja nao lembramos que temos pelo bem desse pais.

    Senhor Presidente tal como e caracteristico para os cristao quero dizer: EIS ME AQUI PARA SERVIR ou ESTOU AS ORDENS...

    Saudacoes

    Rungo Pacule
    Nampula

    ResponderEliminar
  7. Sr Presidente,

    Excia

    Foi com muito agrado que ouví o seu discurso de tomada de posse, visto que nele consegue abarcar todos os problemas actuais que apoquentam os cidadãos moçambicanos. Para mim, o mais importante é continuar a lutar por um Moçambique melhor como o fez ao longo do último mandato de 5 anos. Nesse mandato, todos os moçambicanos conseguiram ver grandes realizações que o governo que preside realizou e que não os nomearei aqui por serem vastos e de domínio público. O único conselho que dou ao Sr presidente é que continue a trabalhar com mais anfico e que acelere o desenvolvimento deste maravilhos país e que as grandes realizações do último quinquênio não o façam desacelerar a marcha para o bom desenvolvimento deste belo Moçambique

    Por fim, felicitâ-lo pelo novo governo que acaba de nomear e nota-se claramente que usou o adágio popular que diz que "em equipa que ganha, não se mexe".

    Parábens

    ResponderEliminar
  8. Senhor Presidente.

    Em primeiro lugar felicitar Vossa Excelência pelos 5 anos de governação exemplar, marcados por muitos avanços e acima de tudo pela recuperação do espírito patriota e auto estima dos Moçambicanos. Felicitar também por mostrar aos jovens que se encontra disponível para nos ouvir abrindo esta ferramenta muito útil para estes próximos 5 anos de governação que tenho a certeza que serão de consolidação das nossas vitórias e solidificação das bases criadas no anterior mandato.

    Excelência, em função dos bons resultados atingidos no anterior mandato, vejo que nós, o povo Moçambicano, estamos motivados para vencer a pobreza e estamos cada vez mais focados na riqueza, seja ela cultural, espiritual ou financeira.Por isso convido Vossa Excelência a fazer a seguinte análise:

    A lei da atracão diz que a energia flui na direcção das coisas nas quais nos concentramos. A força que nos leva a atingir os objectivos das nossas vidas é movida em função das coisas nas quais nos concentramos. O discurso “luta contra a pobreza” da maneira que é colocado já não se enquadra com a dinâmica que Vossa Excelência implementou nas nossas mentes, nós já não estamos com medo da pobreza, temos a certeza que vamos vencer! Na minha humilde opinião “luta contra a pobreza” nos lembra sempre que somos pobres o que nos focaliza mais na pobreza do que na riqueza, segundo a lei da atracão isso atrai a pobreza. O mesmo objectivo podia ser colocado da seguinte maneira “Luta pela conquista da riqueza e bem-estar” mudança que irá focalizar as pessoas na riqueza, muita energia direccionada para a riqueza e nos esquecermos o mais rápido possível da pobreza pode ser o melhor caminho para nos distanciarmos dela.

    Obrigado!

    Eng. Awado Sabiti ( Dj Beatkeepa)

    Fundamento literário: Law of Attraction: The Basics of the Teachings of Abraham, livro de Ester Hicks e Jerry Hicks.
    http://www.leidaatracao.com.br

    ResponderEliminar
  9. senhor presidente, peço a sua ajuda para que ajude o povo de Malhampsena na Matola que está a passar mal por causa da lixeira instalada numa zona urbanizada pelo proprio conselho municipal, sao queimadas todos dias e as nossas crianças já nao podem brincar e repirar ar Puro, já fizemos de tudo fomos ao CMM e nada foi resolvido, o o que nos foi informado é que nao havia ainda indicaçoes de que alixeira iria sair daquele ponto tao já

    queira por favor deixar um sinal de alento ao povo de malhampsene atraves do meu blogue: http://helsonjossias.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. Sua Excelência Presidente da Républica,

    Hoje são 20 de Janeiro, data em que Sua Excelencia completa mais um ano de vida. Passo por aqui não para comentar o discurso de unvestidura, porque fi-lo ha dias atrás, passo desta para felicita-lo por mais um aniversário. Que Deus dé a Sua Excelência muita saúde e sabedoria!

    Com os maiores cumprimentos,

    Celso Gusse.

    ResponderEliminar
  11. Senhor Presidente da República

    Excelência

    Permita-me felicitá-lo pela passagem de mais um ano de vida. A idade e a cor dos seus cabelos fazem-nos lembrar os nossos pais e o quão esses elementos refletem a experiência de vida que foram consolidando ao longo desses anos.

    Felicitá-lo também e uma vez mais, ela reeleição ao cargo que ocupa e desejar que os objectivos que traçou e definiu como desafios a governação sejam alcançados por cada um de nós e por V.Excia em particular.

    Todos os desafios que enunciou, são e devem ser por todos nós assumidos e só por essa via se alcançará o Ideal de "status" social, económico, emocional e político, a nivel da colectividade.

    PARABÉNS, Meu, Teu e Nosso PRESIDENTE.
    EvesGomane

    ResponderEliminar
  12. Senhor Presidente da República de Moçambique,

    Estimamos, e louvamos esta iniciativa, esperamos que os membros do vosso governo (ministros) criem também um espaço de interação com uma parte do povo moçambicano por exemplo: o Ministro da Saúde que está deveras preocupado com a prevenção das doenças como malárias e diarreias, no entanto estamos cépticos a esse combate quando constatamos situações deste género aqui http://intelectualismoadministrati.blogspot.com/2009/03/insustentabilidade-do-plano-de.html

    Parabéns senhor presidente e chefe do nosso actual governo.

    ResponderEliminar
  13. Parabens pela passagem de mais um aniversario natalicio na esperanca de que com a idade brote a tolerancia e se materialize a inclusao condicao sine qua non para que se valorize o talento!

    Um abraco,

    Manuel de Araujo, Londres

    ResponderEliminar
  14. Boa Tarde Sr. Presidente!

    Venho por este meio felicitá-lo pela sua recondução ao cargo e em nome de todo o jovem moçambicano dizer-lhe que estamos de olhos bem abertos neste quinquénio!

    Muita boa coisa foi dita, mas dizer e fazer MESMO, é muito diferente! Esperar para ver, é tudo o que nos resta! Com isto quero deixar um apelo para que nos (os jovens) tenha em mente
    Fique bem e tenha um bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  15. Parabéns Miguel, foste o único que nao entrou na linha de puxa-saquismo e lambe-botismo que se vé em quase todos os comentários anteriores.

    A verdade é que o país precisa de accoes e nao discurso desbotado e renovacoes na continuidade. Chega de sermos dos mais pobres do mundo, mais analfabetos, mais empobrecidos, conhecidos e reconhecidos internacionalmente pelas desgracas e maus exemplos.

    O país, se um dia tiver lideranca exemplar, que lamentavelmente escasseia em África, falo de líderes como Nelson Mandela, Felix Houphouet-Boigny, Mzee Jomo Kenyatta, Julius Nyerere e outros que nao se preocupavam em amealhar riqueza (im)propria, mas sim, desenvolver de maneira consistente o seu povo, acredito que aí sim, o país poderá experimentar algum desenvolvimento.

    Até lá vamos esperando.

    ResponderEliminar
  16. Uma leitura bastante recomendável no link abaixo, que apesar de ter sido escrito há anos, expressa claramente de modo visionário, o estágio actual de países africanos no geral e Mocambique em particular.

    http://www.theperspective.org/goodafricanleaders.html

    ResponderEliminar
  17. Nao gostei nada desse discurso cafono, ate parece que Sua Excelencia Sr Presidete estava a cantar marrabenta.

    ResponderEliminar
  18. E tambem nao entendo, qual sera o motivo de as pessoas estarem a lamber botas do Presidente. E tambem espero que o Sr Guebas cumpra com a sua preciosa promessa de combater a pobreza absoluta ate 2015! Nao estou a pedir, estou a exigir como um cidadao com direito de liberdade de expressao.Vamos deixar de relaxar na Ponta Vermelha e trabalhar!

    ResponderEliminar
  19. caro Presidente de todos nos

    parabens Mocambique



    a minha preucupacao e com a METAL AFRICA que passam quase 5anos e ainda nao foi resolvido o problema do mais de 100 chefe de familias.
    eles ja redigiram uma reclamacao a vossa excia, ao AR, procuradoria pelo GCC,JORNAIS, mais ainda nao tem luz no fundo do tunel.

    outra ponto e atribuicao de terronos para Jovens nao e claro a muita burocracia o que conduz a corrupcao, temos muito espaco livre e so organizarmo-nos.

    obrigado

    ResponderEliminar
  20. http://joaojorge88.blogs.sapo.pt/

    Hoquista que sonha com a seleçao de mocambique!

    ResponderEliminar
  21. Mas qual foi o motivo de nos cancelarem o precioso Mundial de hockey em Maputo? SR Guebuza parece que nao estas a fazer nada, alem de relaxar no seu lindo palacio da Ponta Vermelha, alguma vez ja lhe passou pela cabeca o que o povo Mozambicano passa durante o dia inteiro.
    Desde que assumiste a sua presidencia em 2oo4 nao se ve nada de MUDANCA.

    Povo mocambicano, parem de Puxar-saco e lamber as botas. Vamos fazer uma revolucao.

    ResponderEliminar